A redução da mortalidade infantil em Foz do Iguaçu deve começar com o cuidado da saúde das mães. A parir dessa visão, a Câmara de Vereadores aprovou projeto que visa a fortalecer, informar e conscientizar sobre a importância da saúde na gestação.
LEIA TAMBÉM:
Comunidade acadêmica da Unila cobra melhorias na região da universidade
Foz do Iguaçu atinge 200 mil eleitores e pode ter 2.º turno
Mãe e filho indígenas têm reencontro emocionante em Foz do Iguaçu
A matéria, proposta pelo vereador Admilson Galhardo (Republicanos), foi aprovada por unanimidade e agora aguarda a sanção do prefeito. A proposição enfatiza a responsabilidade do poder público com ações de saúde e diminuição da mortalidade de bebês.
A iniciativa abrange a promoção de políticas de conscientização e ações que apoiem as gestantes, reforçando a necessidade do suporte durante essa etapa da vida. E institui a Semana Municipal de Apoio Gestacional.
Na semana dedicada à saúde gestacional é proposto o período que coincide com o Dia da Gestante, celebrado anualmente em 15 de agosto. “Eu tenho trazido essas informações e cobrado insistentemente do poder público em razão do elevado número de óbitos de crianças no município”, argumenta o autor do projeto.
A Semana de Apoio Gestacional possibilitará, conforme o projeto, debater a temática com a sociedade, profissionais e especialistas, inclusive o que é o impacto da violência obstétrica às mulheres. Pretende contribuir para fortalecer a rede de serviços.
“É fundamental que o poder público municipal ofereça total apoio às gestantes”, frisa o vereador. “Essa medida contribui para a implementação de políticas de proteção, promovendo uma gestação saudável”, justifica a proposta de Galhardo.
Comentários estão fechados.