A procura por vacinas na rede pública se mantém baixa em Foz do Iguaçu. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 66.143 doses do imunizante contra influenza e 11.907 contra dengue. Ambas, somada a de covid, estão aquém da meta – que não é atingida desde 2022.
Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Adriana Izuka diz que neste ano a procura por vacinas melhorou, mas ainda continua abaixo da meta de 90%. “Acredito que as fake news e a hesitação vacinal são as grandes responsáveis por esse cenário”, coloca.
Nem mesmo a vacina da influenza, que tradicionalmente é procurada, está na meta. Entre pessoas com mais de 60 anos, a cobertura é de 52,81%. A maior receptividade do imunizante está na faixa etária infantil, de 6 meses a menores de 6 anos.
A vacinação contra influenza protege as pessoas do agravamento da doença, internações e óbito, ressalta Adriana. Ela ainda lembra que, se grande parte da população está vacinada, evita-se a disseminação do vírus.
Dengue
O imunizante que mais sobra é contra a dengue, dirigido a crianças de 10 a 14 anos. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, não havendo falta.
A única vacina que hoje não está disponível na cidade é a contra covid para a faixa etária abaixo de 12 anos, que passa por desabastecimento nacional. O imunizante está em falta desde 16 de julho.
No entanto, para pessoas acima de 12 anos, a vacina da covid pode ser encontrada em todas as unidades de saúde e apresenta pouca procura.
Leia também
Comentários estão fechados.