A vacina contra a dengue fornecida pelo governo federal começa a ser aplicada, nesta quarta-feira, 28, em Foz do Iguaçu e em Santa Terezinha de Itaipu. As doses gratuitas serão para o público prioritário, definido pelo Ministério da Saúde: pessoas de 10 e 11 anos.
Leia também:
Gripe ou dengue? Saiba como diferenciar os sintomas
Em do Iguaçu, serão 7.909 vacinas, número correspondente à população desse grupo, conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN). A vacinação acontecerá em 29 unidades básicas de saúde (UBSs) do município.
A Secretaria da Saúde também realizará o “Dia D” de vacinação, sábado, 2, com a abertura das UBSs iguaçuenses das 9h às 15h. O mutirão será para imunizar o público-alvo contra a dengue e “ofertar as demais vacinas do calendário básico para a população em geral”, pontua a AMN.
Santa Terezinha de Itaipu
No município vizinho, a Secretaria de Saúde abrirá as unidades básicas de saúde para imunizar contra a dengue em horário estendido, das 8h às 20h, nesta quarta-feira. Serão 647 doses do imunizante, informa a prefeitura.
O secretário de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello, enfatiza a importância da vacina. “Pedimos aos pais para que vacinem os seus filhos e mantenham os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito”, convida.
Vacina contra a dengue
O protocolo de vacinação contra a infecção transmitida pelo Aedes aegypti é constituído de duas doses, com um intervalo de 90 dias uma da outra. O objetivo do medicamento é reduzir hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Poder público e moradores devem, porém, manter as atividades para evitar e erradicar focos de reprodução do mosquito.
No Paraná, 30 municípios receberam os primeiros lotes da vacina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, são 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda.
Comentários estão fechados.