O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha nacional de vacinação contra a influenza, a gripe. Em Foz do Iguaçu, as 29 unidades básicas de saúde (UBSs) nos bairros começarão a aplicação gratuita nesta segunda-feira, 25.
LEIA TAMBÉM: Concurso da Caixa está nos últimos dias para inscrição; salário é de R$ 3,7 mil
Inicialmente, serão atendidos os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Estão incluídas as gestantes, puérperas – mulheres em período pós-parto de até 45 dias –, pessoas com mais de 60 anos e também:
- pessoas com deficiência e com comorbidades;
- professores;
- profissionais da saúde, do sistema prisional e das forças de segurança pública e de salvamento;
- militares das forças armadas;
- trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- pessoas em situação de rua e privadas de liberdade; e
- adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
A prefeitura informou que o público-alvo estimado em Foz do Iguaçu é de 101.996 pessoas.
“A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus”, frisou.
Vacinação contra a gripe
A vacinação reduz o agravamento da doença, as internações e as mortes, citou a Agência Municipal de Notícias (AMN). A influenza é uma infecção transmitida por vírus e afeta o sistema respiratório.
É considerada de “elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais”, completou a AMN. O quadro de infecção varia de leve a grave, podendo levar pessoas à morte.
Comentários estão fechados.