Com a procura pelo imunizante em baixa, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou a faixa etária para a imunização contra a dengue. Agora, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem receber a dose nas 29 unidades básicas de saúde nos bairros.
LEIA TAMBÉM
Parque temático abre empregos para 7 funções em Foz do Iguaçu
Sairá do papel? Foz do Iguaçu tem nova norma contra fogos barulhentos
Sicoob Três Fronteiras lança Comitê Mulher e abre crédito especial para empreendedoras
Até agora, conforme a prefeitura, somente 22% do público-alvo entre 10 e 11 anos, primeiro a ser beneficiado com a vacina, recebeu o medicamento, o que representa apenas 7.909 crianças. A campanha começou na cidade no fim de fevereiro.
A 9.ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu recebeu 35 mil doses. A ampliação da faixa etária foi proposta pelo Ministério da Saúde e recomendada pela secretaria estadual da área, informou a Agência Municipal de Notícias.
O protocolo estabelece duas doses da vacina, com intervalo de 90 dias. O objetivo é a redução do número de hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. A dose protege contra os quatro sorotipos da doença resultante do vírus transmitido pelo Aedes aegypti.
Dengue
Somente uma semana foi o suficiente para Foz do Iguaçu ver dobrar o número de casos confirmados de dengue. São 1.174 ante 491 do boletim de 28 de fevereiro, ou seja, salto de 139%. As notificações somam 9.220.
Tomei a primeira dose dessa vacina uns 3 meses atrás e paguei 380 reais. Hoje deve estar custando entre 400 e 500 reais. Eu gostaria de tomar a segunda dose, porém não se encontra mais essa vacina nas clínicas particulares, conforme o link abaixo.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-02/clinicas-expressam-preocupacao-por-falta-de-vacina-contra-dengue
Acho lamentável saber que está tendo baixa procura na rede pública para tomar essa vacina DE GRAÇA!