O segundo evento sobre prevenção, rede de assistência e tratamento do diabetes em Foz do Iguaçu e na fronteira acontece nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (na sede da ACIFI). A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
A iniciativa é do Fórum de Saúde do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). Profissionais da saúde e gestores públicos irão abordar “Diabetes tipos I e II: Aspectos Público-Assistenciais”, esclarecendo dúvidas e orientando os participantes.
O evento é destinado, prioritariamente, a:
- pacientes da doença e familiares;
- estudantes e docentes de universidade ou cursos técnicos; e
- pessoas interessadas em prevenção e qualidade de vida.
“Nosso país ocupa o quinto lugar no mundo em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos, entre 20 e 79 anos”, contextualiza o presidente da Câmara Técnica de Saúde e diretor do Fórum de Saúde do Codefoz, o médico Dr. Valter da Cruz Teixeira. “Por isso a importância de discutirmos a doença e seu tratamento”, afirma.
O médico complementa que, segundo estimativa, cerca de 21,5 milhões de brasileiros estarão acometidos pela doença até 2030. O diálogo, cita Dr. Valter, reunirá representantes do poder público, entidades de classe, universidades, hospitais e do Ministério Público, além de advogados do
direito médico.
Para todos os interessados
O evento é aberto para todas as pessoas, ainda que não tenham diabetes. “Essa participação é muito importante, porque podem evoluir para a doença ou por terem proximidade com parentes diabéticos”, completa Dr. Valter da Cruz Teixeira. A organização pretende analisar a estruturação concreta da assistência pública aos diabéticos em Foz do Iguaçu e na região da fronteira.
O evento sobre o diabetes é o segundo de uma série de três plenárias que o conselho irá promover – o primeiro aconteceu em setembro do ano passado. A intenção é reunir especialistas, comunidade e gestores públicos a fim de contribuir com medidas de prevenção e tratamento ao paciente.
Comentários estão fechados.