A mobilização nacional batizada de “Dia D” para a vacinação será neste sábado, 13, em Foz do Iguaçu. As 29 unidades básicas de saúde abrirão das 8h às 17h.
Serão ofertadas toda as doses do calendário nacional para a população em geral, e a imunização contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Já a vacina contra a gripe será para o público-meta.
Calendário nacional
O calendário nacional de vacinação contempla 20 vacinas de proteção, em diferentes idades, desde o nascimento. As doenças que podem ser prevenidas com as vacinas, entre outras, são:
poliomielite;
sarampo;
rubéola;
tétano; e
coqueluche.
“A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis”, enfatiza a Agência Municipal de Notícias. Os imunizantes são seguros, testados, usados há anos e gratuitos.
Dengue e gripe
A imunização contra a dengue em Foz do Iguaçu começou em 28 de fevereiro. Somente 5.415 crianças e adolescentes foram vacinados, o que corresponde a 27,64% de cobertura vacinal.
Já a vacinação contra a influenza teve início em 25 de março. Foram aplicadas 12.118 doses, abrangendo o público-alvo que inclui crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes e puérperas.
Também podem tomar a vacina contra a gripe em Foz do Iguaçu os seguintes públicos:
profissionais da saúde;
educadores do ensino fundamental e superior;
pessoas em situação de rua;
profissionais das forças de segurança e resgate e membros das Forças Armadas;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições médicas especiais (independentemente da idade), e pessoas com deficiência permanente.
Comentários estão fechados.