Em setembro, a vacinação já estava na faixa mais baixa da população adulta de Foz, mas muitos iniciaram a imunização depois. Somente em janeiro, quase mil primeiras doses foram aplicadas.
Em setembro do ano passado, a vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu finalmente chegou à faixa mais baixa da população adulta: as pessoas com 18 anos ou mais. Quatro meses depois, chama a atenção o número de adultos que somente agora vem recorrendo aos postos de saúde para receber a primeira dose da vacina.
De novembro até essa terça-feira (18), 6.658 moradores receberam a dose inicial do imunizante fora do prazo previsto. Somente em dezembro foram 1.929; e no mês atual, 1.237.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Foz, Adriana Izuka, não é possível afirmar ao certo o motivo da procura tardia. “Observamos que todos os dias temos pessoas tomando a primeira dose. Pode ser que não quiseram se vacinar antes e agora estão procurando, seja por arrependimento ou por se preocuparem com os números da pandemia”, explica.
Em relação à segunda dose, no começo do mês, a Secretaria de Saúde do município informou que mais de 19 mil pessoas estavam com a imunização atrasada, ou seja, quem tomou a primeira dose há pelo menos quatro meses, mas ainda não retornou às unidades de saúde para completar a vacinação.
Vacinação em adolescentes e doses de reforço a todo vapor
A partir de outubro, começaram a ser aplicadas as doses de reforço na população de Foz do Iguaçu. No começo, o intervalo necessário entre a segunda dose e o reforço era de seis meses, mas atualmente está em quatro meses. Até essa terça-feira (18), 53.522 pessoas já haviam recebido essa dose da imunização.
Em relação aos adolescentes entre 12 e 17 anos, a vacinação também começou em outubro. Até agora, 21.091 tomaram a primeira dose, e 14.479 tiveram a imunização completa.
Comentários estão fechados.