Primeiro caso da variante Lambda é confirmado no Paraná

Considerada “variante de interesse”, essa cepa do coronavírus foi identificada originariamente no Peru, no ano passado.

Considerada “variante de interesse”, essa cepa do coronavírus foi identificada originariamente no Peru, no ano passado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira, 13, a ocorrência do primeiro caso da variante Lambda (C.37) no Paraná. Essa cepa do coronavírus é originária do Peru.

Trata-se de uma mulher, residente em Londrina, na Região Norte do estado, sem comorbidades e que não havia sido vacinada, tendo coletado em 9 de julho, depois dos primeiros sintomas no dia 5. Ela não foi internada e teve sintomas leves.

A detecção da variante Lambda ocorreu por meio de sequenciamento genômico feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A análise foi conforme amostragem aleatória, encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A cepa Lambda do coronavírus foi identificada no Peru no final de 2020. De acordo com a Sesa, ao contrário da Delta, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante de preocupação”, a Lambda é uma “variante de interesse”.

O Instituto Butantan explica que variantes de interesse (VOIs, do inglês Variants of Interest) são as que “aparecem em várias pessoas e em lugares diferentes, colocando os cientistas e governantes em alerta”. Passam a ser de preocupação “caso se tornem mais frequentes a ponto de influenciar as medidas de saúde pública, seja pelo aumento da transmissibilidade e da virulência ou pela diminuição da eficácia dos diagnósticos e vacinas”, diz o instituto.

Delta

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Paraná também confirmou mais dois casos da variante Delta, em meio a 91 amostras processadas nos últimos dias. Os casos são de moradores de Londrina e Cascavel. O estado contabiliza agora 56 diagnósticos dessa cepa, que já está em estágio de transmissão comunitária.

Os casos confirmados da variante Delta são em: Apucarana, Curitiba, Piên, Fernandes Pinheiro, Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandaguari, Irati, Imbituva, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Rolândia, Londrina e Cascavel.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.