Paraná tem mais cinco mortes e 49 casos novos da variante delta

As novas ocorrências foram em 15 cidades, uma delas na Região Oeste.

As novas ocorrências foram em 15 cidades, uma delas na Região Oeste.

O Paraná registrou cinco mortes e mais 49 casos da variante delta do coronavírus, dos quais 13 são de sublinhagens do vírus. As confirmações, nessa quarta-feira, 1º, são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir de sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estado soma 95 ocorrências confirmadas da delta, 24 óbitos e 30 casos de sublinhagens. Os novos casos foram verificados em 15 cidades paranaenses, sendo uma delas Toledo, na Região Oeste, município que também registrou uma morte pela variante do coronavírus.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

A delta é considerada motivo de preocupação no ranking adotado pelas autoridades de saúde. De acordo com a Sesa, os municípios são informados dos casos confirmados pela Fiocruz, recebendo dados e informações para que realizem a investigação epidemiológica.
O primeiro caso da variante delta no Paraná foi em 2 de junho, em Apucarana, em uma mulher de 71 anos. A Secretaria de Saúde confirmou a condição de transmissão comunitária dessa variação do coronavírus em 28 de julho.

Detectada na Índia, em outubro do ano passado, a delta apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação”, de acordo com a Sesa. Isso por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que outras linhagens.

Os novos 49 casos foram registrados em: Paranaguá, Araucária, Colombo, Curitiba, Piên, Piraquara, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Palmas, Cascavel, Guaraniaçu, Toledo e São João do Ivaí.

Os óbitos são de Curitiba (4) e Toledo (1), sendo três homens (31, 46 e 56 anos) e duas mulheres (51 e 66 anos).

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.