O ministro de Saúde Pública do Paraguai, Julio Mazzoleni, informou que o país vai receber 4 mil doses da vacina russa Sputnik V nesta quinta-feira, 18, informa o jornal Última Hora.
Segundo o ministro, como a vacina Sputnik V exige duas doses, esse primeiro lote será utilizado para imunizar 2 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19, principalmente nas UTIs.
A chegada das vacinas é resultado de um acordo bilateral entre o Paraguai e a Rússia. Elas foram adquiridas por meio do Fundo Russo de Investimento.
O acordo bilateral foi feito fora do mecanismo Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e prevê a compra de um milhão de doses.
O Paraguai também espera a chegada de mais 4 milhões de doses pelo Covax, as quais devem ser aprovadas pela OMS.
A Saúde do Paraguai habilitou 63 postos de vacinação localizados em diversos pontos do país. A primeira etapa de imunização prevê o atendimento ao pessoal de saúde, assim como idosos acima de 60 anos.
Na segunda etapa serão vacinas pessoas entre 18 e 59 anos com enfermidades crônicas, professores, trabalhadores essenciais e população indígena.
Na terceira etapa, os trabalhadores essenciais que ainda não foram vacinados, a população penitenciária e a população em geral, desde que as outras etapas tenham sido cumpridas.
Comentários estão fechados.