Um detalhe importante: 23 dos pacientes em estado grave não estão imunizados com vacina.
Os casos de covid-19 atendidos pelo Hospital Integrado Respiratório de Ciudad del Este confirmam a importância da vacinação.
Dos 25 pacientes internados em UTI, 23 não tomaram a vacina contra a doença. Um paciente foi imunizado com uma dose e outro com as duas, segundo informe da 10ª Região Sanitária do Paraguai, que abrange o departamento de Alto Paraná.
O jornal La Clave detalha, com base no informe, que metade dos 34 pacientes internados em enfermaria não estão imunizados. Dos restantes, 12 contam com duas doses de imunizante, três já se imunizaram com a terceira dose e dois têm uma dose.
ÔMICRON
O Paraguai inteiro vive uma nova onda da pandemia, provocada principalmente pela variante ômicron.
Na sexta-feira, 14, havia 378 pessoas internadas no país, das quais 82 em unidades de terapia intensiva. Entre os dias 1º e 11 de janeiro, houve um aumento de 82% na ocupação de leitos por pessoas com covid-19, noticia o jornal ABC Color.
O jornal La Nación informa que no domingo, 16, o Paraguai somou 501.189 casos e 16.821 mortes por covid-19.
Nas 24 horas até o domingo, houve a confirmação de 3.853 casos e o registro de mais nove mortes. Dos falecidos, todos com mais de 60 anos, seis tinham se imunizado com duas doses e três não se vacinaram.
Na última semana, em relação à anterior, houve um aumento de 205% nos casos e de 97% nas mortes, de acordo com o balançofeito pelo site Worldometers.
O crescimento fez aumentar o índice proporcional de óbitos em relação à população. Na semana, ficou em 10 mortes por milhão de habitantes (o dobro do índice brasileiro, que também vem aumentando).
Comentários estão fechados.