Fiocruz anuncia produção em larga escala de vacina contra a covid-19

Primeira linha em funcionamento está produzindo cerca de 300 mil doses por dia; entenda o processo.

Primeira linha em funcionamento está produzindo cerca de 300 mil doses por dia; entenda o processo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nessa segunda-feira, 8, o início da produção em larga escala no país da vacina Oxford/AstraZeneca , contra a covid-19. Uma linha em funcionamento produz 300 mil doses por dia, e outra está prevista para operar a partir desta semana.

De acordo com a fundação, a expectativa é chegar a um milhão de doses diárias do imunizante até o final deste mês. Em março, a Fiocruz pretende entregar 3,8 milhões de vacinas para a aplicação nos grupos prioritários da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Os lotes das vacinas produzidas passam por testes de qualidade. “Esses testes levam, em média, de 15 a 20 dias. Desta forma, as vacinas que serão produzidas esta semana serão liberadas em até 20 dias, a depender da conclusão desses testes, e assim sucessivamente”, informou a Agência Fiocruz de Notícias.

Desse modo, até 31 de março, somente será habilitada para entrega ao Plano Nacional de Imunizações a vacina produzida, no mínimo, 15 dias antes. “As demais doses produzidas em março só serão entregues no mês seguinte. Em abril, já vai haver um fluxo contínuo de produção e entregas semanais das doses produzidas duas semanas antes.”

A instituição relatou, também, falhas em um dos equipamentos da linha de envase. “O problema já foi superado, mas acabou por impactar também o cronograma de entregas para março. Em abril, o ritmo de produção será retomado e a estimativa de entrega passará a cerca de 30 milhões de doses”, frisou a fundação.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.