As 29 unidades básicas de saúde (UBSs) em Foz do Iguaçu irão atender neste sábado, 27, das 9h às 15h, ofertando todas as vacinas do calendário. O Dia D na cidade integra a mobilização nacional pela imunização da população.
A população poderá atualizar a carteirinha vacinal de toda a família: crianças, jovens, adultos e idosos. O objetivo é ampliar a cobertura, principalmente devido à chegada do inverno.
Neste período, expõe a prefeitura, aumenta o número de casos de doenças respiratórias e viroses. A vacina é o meio seguro de proteção individual e coletiva.
Dose contra a gripe (influenza) é para quem tem acima de 6 meses. Já o imunizante bivalente contra covid-19 é para a população com mais de 18 anos.
Neste sábado, as vacinas protetivas do calendário ofertadas são:
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- hepatite A e B;
- penta;
- varicela;
- meningocócica;
- HPV; e
- febre amarela.
A gestão municipal enfatiza que a vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença ao longo do ano. Com efeito, ajuda a aliviar os serviços.
“O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da covid-19”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN). Isso facilita a atualização da carteirinha no Dia D.
Baixa procura
Em Foz do Iguaçu, das mais de 230 mil pessoas aptas a receber a dose bivalente contra a covid-19, apenas 20 mil fizeram a aplicação, conforme a AMN. Isso representa apenas 8,9%.
Já contra a gripe foram aplicadas 30.214 doses, que é 11% do público vacinável, estimado de 262 mil pessoas. A meta é atingir pelo menos 90%, pontua a Agência Municipal de Notícias.
Comentários estão fechados.