A cidade de Apucarana receberá, entre sexta-feira (22) e domingo (24), o 1.º Congresso Paranaense de Síndrome de Down T21, organizado pela Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, Associação Download e Prefeitura de Apucarana.
Leia também:
Seminário debate valorização do patrimônio cultural em Foz do Iguaçu
De acordo com a organização, já estão confirmados mais de 300 participantes, com caravanas oriundas de cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa e Castro, além de grupos de várias regiões e inscritos de outros estados.
Especialistas de renome nacional e lideranças do movimento das pessoas com a trissomia do 21 (T21), como também é conhecida a síndrome, darão palestras e minicursos durante o evento, cuja programação pode ser lida em www.download21.org.br.
Educação, saúde e emprego estão entre os temas principais do congresso, que tem o patrocínio de Itaipu Binacional e o apoio de instituições como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Faculdade de Apucarana (Fap), Agência Turboélice, Ambulatório de Síndrome de Down do Hospital das Clínicas/UFPR e Paulo Luzzi Produções Artísticas.
A abertura oficial está marcada para as 19h de sexta, com uma solenidade na Praça 28 de Janeiro e a palestra “Avanços e perspectivas do movimento das pessoas com deficiência para a efetiva inclusão”, ministrada por Antônio Carlos Sestaro.
Já no período da tarde, contudo, haverá um ato público, a partir das 16h, com uma caminhada entre as praças Manoel Ribas (Redondo) e Rui Barbosa para levar à população algumas das bandeiras do encontro.
O Congresso Paranaense de Síndrome de Down também terá programação científica, com a apresentação de trabalhos; um espaço infantil, incluindo berçário; e a prestação de serviços aos participantes, como orientação jurídica e informações sobre nutrição.