Ainda sob epidemia, Foz do Iguaçu tem mobilização contra a dengue neste sábado

Saúde também registra casos da febre chikungunya em agosto; cobrança da comunidade é por prevenção e planejamento efetivos.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Prefeitura de Foz do Iguaçu realiza mobilização conta dengue e chikungunya em Foz do Iguaçu, neste sábado, 26, a partir das 8h30. Conforme a municipalidade, serão envolvidos 350 servidores públicos, em dez pontos considerados estratégicos.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu é a 2.ª cidade com mais mortes e casos de dengue do Paraná

Serão entregues materiais informativos a pedestres e motoristas. A intenção é convidar a população para o mutirão de limpeza que inicia na segunda-feira, 28, e que seguirá até sexta-feira, 1.º, nas regiões consideradas de alto risco: Porto Meira, Morumbi, Três Lagoas e Vila C.

As vistorias ambientais e a fiscalização serão intensificadas, reporta a Agência Municipal de Notícias (AMN). “Também serão disponibilizadas caçambas para o descarte de materiais inertes e realizada a busca de pessoas com sintomas da doença”, informa.

Dengue

Foz do Iguaçu ainda está sob epidemia de dengue. A preocupação dos agentes epidemiológicos do município é que os casos possam aumentar nos próximos meses, com a proximidade do verão, explica a agência pública de notícias.

“Nos primeiros dias deste novo ano epidemiológico, que iniciou em 1.º de agosto, já temos 42 casos confirmados de dengue e 401 notificações”, contabilizou o diretor da Vigilância em Saúde, Roberto Doldan. Esse período de referência vai até julho do ano que vem.

A cidade encerrou o ano epidemiológico 2022–2023 com uma grave incidência da doença, que pressionou todo o sistema de saúde, entre outros impactos. Foram mais de 55 mil notificações, 14 mil casos confirmados e 22 mortes de moradores de Foz do Iguaçu devido à arbovirose.

Organizações da sociedade civil cobram a prefeitura maior planejamento e eficácia nas ações de prevenção e educação. Isso porque a dengue é evitável, conforme as autoridades sanitárias. Atualmente, a doença coincide na cidade com a febre chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti (fêmea).

A chikungunya, no ano epidemiológico 2022–2023, encerrado em julho, teve a seguinte ocorrência em Foz do Iguaçu: 1.773 notificações e 803 casos confirmados. Em agosto, já são 20 comunicações e duas confirmações, conforme a AMN.

A mobilização contra a dengue neste sábado, 26, em Foz do Iguaçu, será nas seguintes avenidas e ruas:

  • JK com República Argentina
  • Jorge Schimmelpfeng com Marechal Floriano Peixoto
  • Jorge Schimmelpfeng com Avenida das Cataratas
  • Paraná com República Argentina
  • Silvio Américo Sasdelli com Garibaldi
  • Gramado com Silvano Gutierrez
  • João Ricieri Maran com Gramado
  • Mario Filho com Mané Garrincha
  • República Argentina com Pôr do Sol
  • Morenitas com Golfinhos
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.