Endereços de Foz: reportagem especial mostra mapa atualizado do Censo 2022

Por meio de infográficos e de um painel interativo, H2FOZ traz um raio-X sobre os bairros da cidade.

Foz do Iguaçu possui mais de 136 mil endereços, seja para fins residenciais, comerciais ou outra finalidade. Esses pontos estão distribuídos ao longo de 2.300 vias que atravessam 281 bairros de norte a sul e de leste a oeste. Os dados do Censo 2022 do IBGE fornecem uma “fotografia” atualizada do mapa da cidade, que, segundo o mesmo levantamento, abriga cerca de 258 mil habitantes.

ENDEREÇOS DE FOZ – Reportagem completa!

Na maioria desses endereços estão domicílios particulares (116.539 ou 85,2% do total). São 95.101 casas, 17.018 apartamentos e 3.598 casas de vila ou condomínios, além de uma pequena parcela de residências de cômodo ou cortiços.

Os números divergem da divulgação anterior do próprio censo sobre as características dos domicílios, como foi destacado pelo H2FOZ em sua reportagem especial sobre a expansão dos condomínios horizontais em Foz.

Segundo o IBGE, essa diferença se deve ao fato de que os dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) incluem todos os endereços, não apenas os ocupados. Alex Costagnaro, agente do órgão, explica que “durante a operação censitária, também são contabilizados domicílios improvisados e coletivos, o que pode resultar em um número total de domicílios ainda maior”.

Após as residências particulares, destacam-se os “estabelecimentos de outras finalidades”, que incluem lojas, comércios, prédios públicos e outros, além de obras e estabelecimentos religiosos, de saúde, de ensino e agropecuários, bem como domicílios coletivos.

O centro da cidade é o local com o maior número de endereços (11.510), seguido por Porto Meira, Vila C, Morumbi II e Portal da Foz. O levantamento também mostra endereços remotos, como o curioso caso da Vila Bananal, acessível apenas via São Miguel do Iguaçu, mas que pertence a Foz do Iguaçu.

Número “inchado” de bairros

O total de 281 bairros mapeados pelo Censo de 2022 em Foz do Iguaçu contrasta com a Lei Complementar 303, de 2018, que havia estabelecido uma nova denominação reduzindo esse número para apenas 37.

Há diversas razões operacionais que contribuem para essa disparidade, como o preenchimento incorreto de campos (por exemplo, recenseadores registrando nomes de ruas em vez de nomes de bairros) e variações na grafia para a mesma localidade (como 3 Lagoas e Três Lagoas).

Um exemplo peculiar é a Vila dos Portugueses, um suposto bairro próximo ao aeroporto, que aparece com apenas uma residência no levantamento. Castagnaro observa que, como havia margem para edição/correção devido à mudança na legislação dos bairros, alguns recenseadores optaram por fazer ajustes, embora não fosse necessariamente recomendado alterar todas as anotações.

Ele também destacou os desafios enfrentados durante a preparação do levantamento, incluindo cortes de recursos e impactos da pandemia de covid-19.

Painel interativo

O H2FOZ desenvolveu um painel interativo com o mapa de Foz do Iguaçu, que inclui informações detalhadas sobre as vias, bairros e tipos de imóveis, com suas geolocalizações.

Para uma melhor experiência visual, recomendamos a visualização em tela cheia utilizando um computador (desktop) ou girando a tela do seu smartphone para a posição horizontal. Caso prefira, acesse separadamente pelo link.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.