Endereços de Foz: nos nomes das vias, homenagens a personalidades, destinos e natureza

De acordo com dados do Censo 2022/IBGE, 2.300 vias cortam a cidade. Confira uma lista completa com os nomes.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os dados do Censo 2022/IBGE, com base no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), revelam que Foz do Iguaçu possui 2.300 vias mapeadas. Dessas, mais de 80% são ruas (1.796), seguidas por travessas (180), alamedas (143) e avenidas (102).

ENDEREÇOS DE FOZ – Reportagem completa!

Essas vias frequentemente recebem nomes que homenageiam personalidades, destinos e elementos da natureza, refletindo a diversidade cultural e geográfica da região. De A a Z, ou neste caso de Abel Furlan, no Porto Belo, a Zulema de Araujo Frasson, no Cidade Nova.

No Conjunto Habitacional Iguaçu, situado na região do cruzamento das avenidas República Argentina e Maria Bubiak, encontram-se vias que homenageiam figuras ilustres como Érico Veríssimo, Mário Quintana e Pixinguinha. No Jardim Central, são encontrados nomes como Ariano Suassuna, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. Já no Jardim Universitário, destaca-se a Rua Cartola, e no Morumbi, a Rua Pelé.

Destino do mundo, Foz também proporciona uma viagem pelo globo em suas vias, com nomes como Barcelona, Paris, Londres, Lisboa e até Liverpool, no Jardim Alice e Beverly Falls Park, onde estão Viena, Buenos Aires, Caracas, Lima, Tóquio e Atenas, entre outras capitais mundiais.

A fauna local também é reverenciada, com vias como as ruas das Canafístulas, das Palmeiras, das Acácias, Laranjeiras, dos Cedros e das Paineiras, no Conjunto B (Vila B). E no Jardim das Flores, nomes como Jasmins, Azaleias, Hortênsias, Rosas e Girassóis. As aves também são homenageadas, como podemos ver no Jardim Belvedere, onde estão localizadas vias com nomes como Ararinha-Azul, Curió, Rouxinol e Sabiá. Essa prática é comum em outras regiões da cidade.

Para os amantes do futebol, o Morumbi abriga ruas que homenageiam grandes estádios brasileiros, como Mário Filho (Maracanã), Mineirão, Palestra Itália, Couto Pereira, Canindé, São Januário, Serra Dourada, entre outros. No Parque Ouro Verde, a temática muda para materiais e pedras preciosas, como níquel, ônix, pérola, prata, quartzo e turquesa, enriquecendo ainda mais a diversidade cultural e geográfica representada nas vias de Foz do Iguaçu.

Os principais “corredores” de Foz

A Avenida República Argentina segue sendo uma das principais vias da cidade. Além de concentrar o maior número desses “pontos” (1.114), ela atravessa 28 bairros da cidade, do centro ao Lote Grande. Outro corredor importante detectado no estudo é a Avenida Felipe Wandscheer, a antiga Estrada Velha de Guarapuava, que possui endereços registrados em 22 bairros, indo da Vila Maracanã ao Arroio Dourado.

Avenida República Argentina: de ponta a ponta, via cruza 28 bairros de Foz do Iguaçu, do centro ao Lote Grande, na área rural da cidade. Foto por satélite: Google Earth.
A Avenida Felipe Wandscheer, antiga Estrada Velha de Guarapuava, percorre 22 bairros de Foz do Iguaçu. Foto por satélite: Google Earth.

Painel interativo

O H2FOZ desenvolveu um painel interativo com o mapa de Foz do Iguaçu, que inclui informações detalhadas sobre as vias, bairros e tipos de imóveis, com suas geolocalizações.

Para uma melhor experiência visual, recomendamos a visualização em tela cheia utilizando um computador (desktop) ou girando a tela do seu smartphone para a posição horizontal. Caso prefira, acesse separadamente pelo link.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.