Endereços de Foz: mais de 7 mil endereços de Foz estão sem numeração

Situação é comum em diversos pontos da cidade, com destaque para as regiões do Porto Meira e da Vila C.

Apoie! Siga-nos no Google News

Dos mais de 136 mil endereços mapeados pelo Censo de 2022 (IBGE) em Foz do Iguaçu, 7.652 não possuem numeração. Esse número corresponde a 5,6% do total e representa uma preocupação adicional para aqueles que precisam comprovar sua localização ou receber encomendas.

ENDEREÇOS DE FOZ – Reportagem completa!

Os dados, que fazem parte do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), mostram que o problema é uma realidade em diversos pontos da cidade, com uma concentração significativa nas regiões do Porto Meira (670 endereços), Vila Alto Boa Vista (363) e Vila C (318).

No Porto Meira, uma das razões para a informalidade dos locais visitados pelos recenseadores é a presença de moradias precárias e temporárias na área do Bubas, conforme indicam as coordenadas geográficas. Na Vila C, invasões e fracionamentos de lotes também contribuem para essa situação. No Alto Boa Vista, a justificativa pode ser atribuída à localização remota do bairro, próximo ao lago de Itaipu.

As coordenadas geográficas revelam que uma grande parte dos endereços sem numeração está concentrada na região do Porto Meira. Imagem por satélite: Google Earth.

Na Vila C (canto inferior direito) e no Alto Boa Vista (canto superior direito), também se observa uma significativa concentração de endereços incompletos. Imagem por satélite: Google Earth.

O técnico do IBGE Alex Castagnaro explica que a ausência de numeração é identificada imediatamente durante a primeira visita do agente. “Quando a numeração não está visível, o agente cadastra o domicílio como Sem Número (SN) e inclui informações adicionais para facilitar a identificação do endereço em pesquisas futuras.”

Em relação aos domicílios regulares, o agente destaca que a prefeitura informa ao proprietário o número do lote – e a responsabilidade de mantê-lo visível é do morador. “O nosso órgão não realiza fiscalizações de qualquer tipo, portanto não temos autoridade para solicitar a inclusão do número. Apenas podemos sugerir que o local seja devidamente identificado”, conclui.


Painel interativo

O H2FOZ desenvolveu um painel interativo com o mapa de Foz do Iguaçu, que inclui informações detalhadas sobre as vias, bairros e tipos de imóveis, com suas geolocalizações.

Para uma melhor experiência visual, recomendamos a visualização em tela cheia utilizando um computador (desktop) ou girando a tela do seu smartphone para a posição horizontal. Caso prefira, acesse separadamente pelo link.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.