Dos mais de 136 mil endereços mapeados pelo Censo de 2022 (IBGE) em Foz do Iguaçu, 7.652 não possuem numeração. Esse número corresponde a 5,6% do total e representa uma preocupação adicional para aqueles que precisam comprovar sua localização ou receber encomendas.
ENDEREÇOS DE FOZ – Reportagem completa!
- Reportagem especial mostra mapa atualizado do Censo 2022
- Nomes das vias, homenagens a personalidades, destinos e natureza
- Mais de 7 mil endereços de Foz estão sem numeração
- Porto Meira é “casa” dos templos; Vila A se destaca na saúde; e Ipê virou canteiro de obras
Os dados, que fazem parte do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), mostram que o problema é uma realidade em diversos pontos da cidade, com uma concentração significativa nas regiões do Porto Meira (670 endereços), Vila Alto Boa Vista (363) e Vila C (318).
No Porto Meira, uma das razões para a informalidade dos locais visitados pelos recenseadores é a presença de moradias precárias e temporárias na área do Bubas, conforme indicam as coordenadas geográficas. Na Vila C, invasões e fracionamentos de lotes também contribuem para essa situação. No Alto Boa Vista, a justificativa pode ser atribuída à localização remota do bairro, próximo ao lago de Itaipu.
O técnico do IBGE Alex Castagnaro explica que a ausência de numeração é identificada imediatamente durante a primeira visita do agente. “Quando a numeração não está visível, o agente cadastra o domicílio como Sem Número (SN) e inclui informações adicionais para facilitar a identificação do endereço em pesquisas futuras.”
Em relação aos domicílios regulares, o agente destaca que a prefeitura informa ao proprietário o número do lote – e a responsabilidade de mantê-lo visível é do morador. “O nosso órgão não realiza fiscalizações de qualquer tipo, portanto não temos autoridade para solicitar a inclusão do número. Apenas podemos sugerir que o local seja devidamente identificado”, conclui.
Painel interativo
O H2FOZ desenvolveu um painel interativo com o mapa de Foz do Iguaçu, que inclui informações detalhadas sobre as vias, bairros e tipos de imóveis, com suas geolocalizações.
Para uma melhor experiência visual, recomendamos a visualização em tela cheia utilizando um computador (desktop) ou girando a tela do seu smartphone para a posição horizontal. Caso prefira, acesse separadamente pelo link.
Comentários estão fechados.