Os motoristas que percorreram a PR-495, na manhã dessa quarta-feira (16), no trecho entre Medianeira e Missal, depararam-se com uma jaguatirica morta sobre o asfalto, conforme informou o Guia Medianeira. O animal, que apresentava sinais de atropelamento, foi registrado por um motociclista que circulava próximo da comunidade de Portão Ocoy.
De acordo com o site, no ano passado, por duas vezes, foi registrado o atropelamento de animais da mesma espécie na região: em abril, ao lado da ponte sobre o Rio Ocoy, no limite entre Medianeira e Missal; e em julho, na rodovia PR-497, que liga Missal a Itaipulândia.
Veja o vídeo:
A jaguatirica é muitas vezes confundida com filhote de onça-pintada, porém não pode ser domesticada por ter temperamento forte e instinto selvagem, além de alimentar-se de outros animais, como coelhos, gambás e demais roedores.
O seu habitat natural são as áreas de mata fechada, contudo, ao buscarem alimentos, acabam utilizando os corredores de matas ciliares à beira de rios e estradas para deslocar-se a outras regiões.
Mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus pardalis, a jaguatirica está na lista de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde a década de 1980.
Comentários estão fechados.