Indígenas da etnia guarani, residentes na Região Oeste, região metropolitana de Curitiba e litoral do Paraná, estão produzindo um podcast informativo em língua nativa, com o noticiário relativo aos encontros do G20 no Brasil.
Leia também:
Coruja-buraqueira volta à natureza em Foz do Iguaçu após cuidados
A iniciativa ocorre em parceria com a presidência brasileira do G20 e com Itaipu Binacional, contemplando comunidades em Santa Helena, Itaipulândia, Guaíra, Terra Roxa, Piraquara, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.
Conforme Itaipu, os boletins são parte do Projeto Opaná: Chão Indígena, que atua em outras frentes, como garantir acesso a saneamento e água potável, segurança alimentar com base na agroecologia, fortalecimento cultural e realização de oficinas educativas para minimizar o preconceito em relação aos povos indígenas.
“Combatemos o preconceito dando visibilidade às comunidades mais vulneráveis, e esse boletim na língua guarani aponta para essa perspectiva”, afirma Paulo Porto, gestor do Programa de Sustentabilidade Indígena de Itaipu.
O Projeto Opaná tem dois anos de duração e prevê investimentos de R$ 24 milhões por parte da binacional, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
A página oficial do podcast, no site da presidência brasileira do G20, pode ser conferida clicando aqui. Lá, estão disponíveis os links para ouvir o conteúdo em plataformas como Spotify, Amazon Music, Apple Podcast, Pocket Casts, Castbox e Goodpods.
Comentários estão fechados.