Obra do Contorno Oeste em Cascavel é entregue prevendo melhor conexão na BR-277

Duplicação é resultado de parceria entre Governo do Paraná, governo federal e Itaipu; investimento foi de R$ 129 milhões.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez a entrega oficial das obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, que promete mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163. A cerimônia foi nesta quarta-feira, 8.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu prevê alta visitação em feriadão com Black Friday na fronteira

Foram investidos R$ 129,6 milhões, resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional. O valor total engloba desapropriações feitas para a construção das novas pistas, explica a Agência Estadual de Notícia (AEN).

Na parceria, o projeto executivo da obra é do governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Paraná executou o serviço, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Com a duplicação do trecho, projeta-se, ainda, uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil, via cascavelense, pelas rodovias da região. A estimativa é a de que 500 usuários sejam beneficiados com o empreendimento.

“Este Contorno Oeste era uma necessidade da cidade”, frisou o governador. “O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, concluiu.

O governador Ratinho Junior enfatizou a importância da obra – foto: Ari Dias/AEN


Na entrega da obra, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, citou projetos da hidrelétrica em parceria com o governo estadual. “Nós teremos outras boas e grandes parcerias pela frente. Tudo isso porque temos bons projetos para tirar do papel”, declarou.

A obra no contorno contemplou:

  • 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno;
  • nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues.

O trecho duplicado tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de conexão com a BR-467. A pista da BR-163 foi construída em pavimento rígido de concreto, separada da já existente por um canteiro de dez metros.

A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro, informa a AEN. O projeto contempla viaduto, rotatória, segunda ponte sobre o Rio das Antas, iluminação, drenagem e sinalização.

Infraestrutura no Oeste

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), celebrou os projetos de infraestrutura que foram entregues ou que estão em fase final de execução. Entre eles, mencionou a duplicação da BR-277 no acesso ao Show Rural.

“Pouco tempo atrás nós não tínhamos aeroporto, nós não tínhamos Trevo Cataratas, nós não tínhamos a duplicação até o Show Rural. Agora nós temos”, sublinhou. “É um momento importante que o Paraná e Cascavel vivem, que nós temos que aproveitar e comemorar muito”, finalizou o gestor do município.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Ale Diz

    Enquanto isso a perimetral em Foz zzzz

  2. PAULO DURANI Diz

    QUANDO SERÁ QUE A CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU, COM UM ENORME VOLUME DE CAMINHÕES E ÔNIBUS DE TURISMO, TERÁ UM VIADUTO E OU UMA OBRA, SIMILAR AO CONTORNO, QUE ESTÁ SENDO CONSTRUIDO NA CIDADE VIZINHA DE CASCAVEL? ELES TEM REPRESENTAÇÃO POLÍTICA. AGORA NÓS TAMBÉM TEMOS, TANTO NA CAPITAL PARANAENSE, QUANTO NO CONGRESSO NACIONAL. ISSO DEVERIA SER UMA LUTA DE TODA A SOCIEDADE… E JÁ PASSOU DA HORA DE FAZEREM TRINCHEIRAS NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU, E, FICAR VENDENDO COMO SE FOSSEM VIADUTOS…

Comentários estão fechados.