A Comunidade Indígena Ocoy inaugurou, nessa segunda-feira (28), um poço artesiano para garantir o abastecimento das 198 famílias guaranis residentes na área, situada em São Miguel do Iguaçu, às margens do lago de Itaipu. A obra foi possível graças a um convênio entre a diretoria brasileira de Itaipu e a prefeitura local.
Leia também:
Índios guaranis querem mais escolas, terra e merendas sem produtos industrializados
A construção do poço atendeu a uma reivindicação do Conselho de Lideranças Indígenas da Comunidade Indígena Ocoy. Nos últimos anos, a aldeia vinha enfrentando problemas de escassez de água, atenuada com o uso de caminhões-pipa. Estruturas como a escola e o posto de saúde tinham dificuldade para funcionar de maneira adequada.
“Hoje, tanto a Itaipu quanto os guaranis, além da Prefeitura, comemoram, pois pela primeira vez todas as 198 casas de Ocoy possuem acesso a uma rede de abastecimento de água potável”, disse Paulo Porto, gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena de Itaipu. “O acesso à água potável é um requisito fundamental para a civilidade e a política pública.”
A etapa seguinte dos investimentos na comunidade incluirá a troca da tubulação das residências, que é antiga e apresenta vazamentos. No total, serão substituídos seis mil metros de canos, em parceria entre Itaipu, Sanepar e Secretaria de Saúde Indígena, do governo federal.
Comentários estão fechados.