Waldson de Almeida Dias – OPINIÃO
PURIFICAÇÃO: na acepção correta da palavra, purificar significa o ato ou efeito de tornar algo puro, livre de impurezas, retirar a sujeira, limpeza. Estamos precisando de uma limpeza total em todos nós, seres humanos brasileiros! Eu sei que nem todos somos humanos neste país, pois muitos ainda fazem arminha e defendem a tortura, o racismo e até mesmo pena de morte.
Na semana que passou presenciei um momento bastante emblemático aqui na cidade das águas, mas de repercussão nacional e até mesmo internacional. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse a nova reitoria da Universidade de Integração Latino Americana – Unila. Uma tarde memorável, onde o Presidente falou em educação e esperança. Esperança de um Brasil melhor para todos viverem.
Há exatos um ano, vivíamos tempos sombrios, as palavras de ordem eram raivosas, intolerantes, odiosas. Meu amigo, Marcelo Arruda, era assassinado em uma clara atitude de intolerância política. Eram tempos sombrios. Ainda não saímos totalmente da era das sombras que vem se assolando sobre o mundo e principalmente sobre o Brasil, mas já enxergamos os raios solares em maior profusão e a esperança parece estar vencendo o medo, mais uma vez.
A presença do Presidente Lula levou um grande número de pessoas para assistirem “in loco” o homem que saiu da prisão e recuperou a Presidência do país através do voto democrático e traz um discurso de união, com uma energia totalmente modificada para melhor em comparação com a que tínhamos antes.
Lula é dono de uma oratória de causar inveja a qualquer político neste país e quem sabe no planeta. Sua presença já traz uma energia positiva, mas sua fala, quase sempre de improviso faz quem está escutando, mesmo que não seja partidário, parar para pensar.
Lula lembrou que o Brasil somente foi ter sua primeira universidade no ano de 1920, quatrocentos e vinte anos após o pseudo descobrimento do Brasil. E falo pseudo porque ninguém descobre um lugar onde já existe seres humanos vivendo, os reais donos do Brasil, os povos originários aqui já habitavam a terra de Pindorama. Chamou atenção para o fato de que a Universidade San Marco, no Peru, havia sido criada em 1554. Fato que mostra o atraso em que a sociedade brasileira foi submetida durante tanto tempo.
Ainda em sua fala chamou atenção para o azedume presente em um grande número de pessoas no Brasil. Disse que é preciso purificar essa gente, para que eles voltem a ter sensibilidade e amor no coração. Aconselhou que devemos nos abraçar mais, nos tocar mais e abandonar um pouco o celular, levar a namorada, a esposa para jantar e beijar mais, pois se não mudarmos nosso comportamento não vamos fazer um mundo melhor, o mundo que a gente sonha. Chamou atenção para o fato que estamos nos tornando uma humanidade egoísta.
A cereja do bolo de sua fala, foi quando chamou atenção para o fato que os jovens venham a gostar de política, pois quando não se gosta de política nasce “uma titica” tal qual o Bolsonaro. Em resposta na mesma hora a plateia se pronunciou em coro: “inelegível…inelegível…”.
Lula assinou também a retomada da construção do campus da Unila, obra inacabada de grande importância para o crescimento da Universidade que abarca estudantes de toda américa latina e caribe.
“Eu nunca vi tanto ódio estabelecido nesse país como eu vi nos últimos anos. Tem gente que ficou azeda, levanta de manhã azeda, sai de casa azeda, entra no elevador e nem fala bom dia para o vizinho, azeda…”
(Luiz Inácio Lula da Silva)
A purificação não se dá somente através das falas, tanto do Presidente quanto da reitora eleita e empossada, Diana Araújo, mas no semblante dos alunos presentes que verteram lágrimas ao poderem se dirigir ao Presidente e saudarem a nova reitora; aos presentes na plateia que a todo momento entoavam cantos e palavras de ordem deixando bem claro que eles todos acreditam que novos tempos e novos ventos podem melhorar a vida dos brasileiros e daqueles que não se enquadram no adjetivo de azedo.
Unila representa o Brasil integrado com a América Latina em uma integração de conhecimento, de saberes, de sabores, de cores, idiomas e humanidade. Uma integração vital para sobrevivência de todos nós, pois não existe eles, somente nós, um conjunto de povos unidos que fazem a América Latina grande e próspera.
Há seres humanos que nos trazem uma energia positiva, que nos impulsiona ao crescimento pessoal e profissional e há “Titicas”, que com seus azedumes trazem as trevas, o ódio e a intolerância. Já sabemos amplamente quem é quem, não há mais como nos enganarmos ou sermos enganados.
O futuro tem que ser vigiado desde o presente, somente assim não vamos mais regredir a idade das trevas. Que os novos tempos sejam bem-vindos e com eles a esperança de dias e noites melhores, para que possamos sorrir novamente!
Waldson de Almeida Dias é servidor público municipal em Foz do Iguaçu.
___________________
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Comentários estão fechados.