Foz do Iguaçu ganhou uma farmácia a cada 15 dias em 2023

Em quatro anos, cidade acompanhou um aumento de 45% nesse tipo de estabelecimento. Confira infográfico exclusivo.

Apoie! Siga-nos no Google News

Você pode já ter vivenciado uma situação semelhante. Ao deparar-se com algum estabelecimento sendo reformado em Foz do Iguaçu, começa a imaginar que tipo de comércio será instalado naquele local. Algumas semanas depois, o mistério é revelado com a inauguração de uma farmácia.

Essa situação é muito mais comum do que imaginamos. Conforme dados levantados com a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda, 25 farmácias foram inauguradas ou pelo menos tiveram seus alvarás de funcionamento autorizados em 2023. Isso representa uma média de mais de uma nova farmácia ativa a cada 15 dias na Terra das Cataratas.

Os dados municipais mostram um grande crescimento na abertura desse tipo de empreendimento nos últimos quatro anos, coincidindo com o surgimento da covid-19. De 2020 para cá, o acréscimo foi de 44,8%, saltando de 136 para 197 estabelecimentos enquadrados no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de comércio varejista de produtos farmacêuticos com ou sem manipulação de fórmulas.

Centro, Morumbi e Lancaster são as regiões que mais concentram farmácias atualmente. Foto: Marcos Labanca.

De acordo com a lista, que pode apresentar pequenas diferenças em relação à base de dados nacional e nas nomenclaturas, a rede que lidera o número de farmácias em Foz é a Preço Justo, com 21 filiais. Ela é seguida por Coperfarma, Nissei, Droga Raia, São João e Farmaútil. Por outro lado, as pequenas farmácias sobrevivem. São 42 com apenas uma unidade.

Quanto aos bairros, a região central concentra o maior número de estabelecimentos: 45. Na sequência aparecem Morumbi, Lancaster, Portal da Foz, Vila Portes e Jardim São Paulo.

Confira o nosso infográfico exclusivo:



LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Paulo Camargo Diz

    Me responde por favor, vai ser uma farmácia no antigo prédio da CEF que esta sendo reformado na JK (Praça da Paz) ???

  2. Nathalie Diz

    Cade o plano diretor que deve definir as atividades por bairro , x estabelecimentos por atividade e por região . Foz perdeu o total controle sobre o seu território acabando com os solos e áreas verdes da cidade : solos fundamentais p captar água e CO2 e baixar as temperaturas ! Só concreto e mais concreto , mal distribuição sem critérios ambientais , arquitetônicos e urbanísticos das construções ( inclusive há artigos das leis não respeitadas e fiscalizadas nesse História !) . As farmácias são sintomas do mal estar geral da populacao e das piores decisões tomadas numa auto enganaçao permanente p pensar o futuro da cidade : se prefere uma farmácia à uma área verde p.remediar os males !

Comentários estão fechados.