Atrativos Ciudad del Este

Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este, a capital do departamento (estado) de Alto Paraná, é bem mais do que compras.

Apoie! Siga-nos no Google News

* Guilherme Wojciechowski, especial para H2FOZ

Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este, a capital do departamento (estado) de Alto Paraná, é bem mais do que compras.

Embora muitos dos turistas que visitem a fronteira não costumem ir além das quadras próximas à Ponte da Amizade (local de concentração dos grandes shoppings), Ciudad del Este forma um conglomerado urbano com outros três municípios (Presidente Franco, Minga Guazú e Hernandarias), totalizando quase 600 mil habitantes e oferecendo diversas possibilidades a moradores e visitantes.

A ocupação do território urbano é recente (a então Puerto Flor de Lis foi fundada em 1957), então, não espere encontrar edifícios antigos. Ciudad del Este tem, entretanto, excelentes surpresas, como você pode conferir, por conta própria, no roteiro abaixo.

 

Parque Verde

Localizado no verdadeiro centro de Ciudad del Este (não confundir com a área de lojas próxima à ponte), o Parque Verde, construído pela Prefeitura no início da década, recuperou uma área degradada e transformou-se em um dos novos pontos de encontro da capital do Alto Paraná. Seu nome deve-se não apenas à cobertura vegetal, mas, também, às luzes verdes que iluminam os jatos da fonte durante a noite.


 

Lago de la República

Formado com o represamento das águas do Arroyo Amambay, com a missão de abastecer parte do centro e bairros próximos, o Lago de la República é uma das paisagens mais características de Ciudad del Este, contando com pista de caminhada e bancos em seus arredores. Bastante frequentado por moradores locais nos finais de tarde e aos fins de semana.


 

Antigo Aeroporto

Desativado com a construção do Aeroporto Internacional Guaraní, em Minga Guazú, o Aeroporto Alejo García deu lugar a uma das maiores áreas de lazer de Ciudad del Este, com a antiga pista sendo substituída por grama e abrigando quadras e campos de modalidades diversas, como o rugby. O “ex-aeropuerto”, como é conhecido pelos esteños, também é o local escolhido por circos e parques de diversão em suas passagens pelo lado paraguaio da fronteira.

 

Biblioteca Municipal

Ocupando o prédio que servia de torre de controle para o Aeroporto Alejo García (batizado em homenagem ao português Aleixo Garcia, primeiro europeu a percorrer o que hoje é o Paraguai), a Biblioteca Municipal tem coleção modesta, mas pode representar, para muitos, o primeiro contato com a literatura paraguaia. Funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial (pode variar conforme as mudanças no expediente da prefeitura local ao longo do ano).

 

Catedral San Blas

Construída em formato de barco, em homenagem aos pioneiros que chegaram a Ciudad del Este pelo rio Paraná, a Catedral San Blas homenageia São Brás (padroeiro do Paraguai, juntamente com Nossa Senhora de Caacupé). A esplanada em frente à Catedral é utilizada, nos meses de janeiro e fevereiro, para espetáculos culturais e festivais em homenagem ao aniversário de fundação oficial da cidade, ocorrida em 03 de fevereiro de 1957. Oferece missas em diversos idiomas, entre eles, o coreano.

 

Estadio 3 de Febrero

Reformado para a Copa América de 1999, o Estádio 3 de Febrero, visto de fora, tem aspecto de obra inacabada. Por dentro, no entanto, tem gramado impecável e uma das melhores estruturas esportivas do Paraguai, sendo um dos três estádios do país habilitado para partidas internacionais entre seleções (os outros dois são o Defensores del Chaco, em Asunción, e o Feliciano Cáceres, em Luque). Tem capacidade para 31 mil espectadores e recebe, com frequência, partidas de equipes como Cerro Porteño e Olimpia. Atualmente, Ciudad del Este não conta com time na divisão de elite.

 

Mercado de Abasto

Ocupando uma quadra inteira às margens da Avenida General Bernardino Caballero, em direção a Presidente Franco, o Mercado Municipal de Abasto é um caótico emaranhado de lojas e postos de comercialização de alimentos, frequentado, principalmente, por moradores e comerciantes locais. Percorrer suas vias internas exige precauções básicas com a segurança, mas rende experiências inesquecíveis para entender o modo como vivem (e se alimentam) muitos dos moradores do lado paraguaio da fronteira.

 

Ponte Costa Cavalcanti

Erguida sobre o leito seco do rio Acaray (desviado, quilômetros acima, pela Usina Acaray), a Ponte Costa Cavalcanti, sobre a Supercarretera de Itaipu, marca o limite entre os municípios de Ciudad del Este e Hernandarias. A velocidade dos veículos que trafegam pela ponte impressiona, bem como o balanço da estrutura, projetada, porém, para aguentar grandes impactos. Nos períodos de chuvas torrenciais, quando a água volta a correr pelo antigo leito do rio, é possível conferir o ressurgimento do Salto Acaray, queda d’água localizada bem abaixo da ponte, em cenário de inesperada beleza.

 

Shoppings fora do centro

Nos últimos anos, o crescimento da população e a diversificação da economia local levou ao surgimento de vários shoppings voltados, especificamente, ao público paraguaio, localizados em áreas de grande concentração populacional, distantes da Ponte da Amizade. Este é o caso, por exemplo, do Shopping Plaza Jesuítica, no Km 8 da Ruta Internacional (a igual distância da Ponte da Amizade), simulando a arquitetura das Missões Jesuíticas; e do Shopping Jardín, que por estar próximo ao Parque Verde e ao Lago de la República, a 1,5 quilômetro da fronteira, também costuma receber turistas brasileiros e moradores de Foz do Iguaçu.

 

Shopping Plaza Jesuítica

 

Shopping Jardín

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.