1. Home
  2. Posts
  3. Planeta Foz

CineDebate História discute os movimentos sindicais dos barrageiros de Itaipu

CineDebate História discute os movimentos sindicais dos barrageiros de Itaipu

O projeto CineDebate História traz na próxima semana o documentário “Greve de março”, de 1979, dirigido por Renato Tapajós,  seguido de debate com Odirlei Manarin, mestre em História pela Unioeste e estudioso de temas como movimentos sociais, modo de vida dos trabalhadores, sindicalismo e educação. O encontro será na próxima segunda-feira (25), às 19h, na sala de cinema da Unila Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é gratuita.

“Greve de março” aborda, em 35 minutos, a primeira fase da greve dos metalúrgicos do ABCD paulista, no mesmo ano. Foi realizado para ser exibido aos operários durante a trégua entre as duas fases da greve, com o objetivo de mobilizá-los para a segunda fase. O filme mostra as grandes assembleias, com mais de 100 mil metalúrgicos, a mobilização em vigília no Sindicato, os conflitos de rua decorrentes e a volta triunfal da diretoria, encabelados por Lula, na grande assembleia em que a trégua é proposta.

Serão abordados temas ligados aos trabalhadores na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que, a partir de meados dos anos 1970, receberia mais de 40 mil barrageiros. É mais uma oportunidade para Foz do Iguaçu discutir pontos importantes de sua história, por meio de produções audiovisuais de renome no cenário brasileiro. O projeto de extensão da Unila CineDebate História trará ainda outros curtas-metragens sobre o período da ditadura militar brasileira, em um encontro no mês de abril, encerrando o ciclo “(Re)democratizar”.

Assessoria