1. Home
  2. Posts
  3. Planeta Foz

CineDebate História discute a ditadura militar nesta quinta (13)

CineDebate História discute a ditadura militar nesta quinta (13)

O projeto CineDebate História traz nesta quinta-feira dois documentários que abordam a militância política brasileira durante a ditadura militar, seguido de debate com Aluizio Palmar, jornalista militante no oeste do Paraná. O encontro será nesta quinta-feira (13), às 19h, na sala de cinema do prédio da UNILA Centro, localizado na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é gratuita.

O primeiro filme exibido será “Vala comum”, de 1994, dirigido por João Godoy, que investiga os desaparecidos políticos durante o período da última ditadura militar brasileira. Já “Clandestinos”, de 2001, dirigido por Patrícia Moran apresenta o processo de esconde-esconde vivido por estudantes que, no final dos anos 1960, lutaram politicamente pela igualdade social, sendo perseguidos e assassinados.

O debate com Aluízio Palmar trará momentos pessoais do jornalista, em sua luta no estado do Paraná diante da opressão dos militares. É mais uma oportunidade para Foz do Iguaçu discutir pontos importantes de sua história, por meio de produções audiovisuais de renome no cenário brasileiro. Esta será a última sessão do ciclo (Re)democratizar, que o projeto de extensão da UNILA - CineDebate História - apresenta.

(CineDebate História)