Macuco Safari

Que tal admirar as Cataratas literalmente debaixo das quedas d’água? Quem topa o desafio encontra fortes emoções no Macuco Safari, um passeio de barco que percorre o cânion do Rio Iguaçu corredeira acima, até muito próximo dos saltos mais famosos do Brasil.

Apoie! Siga-nos no Google News

Um passeio de lavar a alma

Que tal admirar as Cataratas literalmente debaixo das quedas d’água? Quem topa o desafio encontra fortes emoções no Macuco Safari, um passeio de barco que percorre o cânion do Rio Iguaçu corredeira acima, até muito próximo dos saltos mais famosos do Brasil — nas cachoeiras menos caudalosas é possível até passar por debaixo delas. O roteiro garante um ponto de vista a partir do nível do Rio Iguaçu, o que permite contemplar as Cataratas em toda a sua grandiosidade.

A aventura começa em terra firme, na altura do quilômetro 25 da rodovia que corta o Parque Nacional do Iguaçu — os ônibus do Parque têm uma estação no local. Ali, tem início a trilha de três quilômetros em meio à floresta. O transporte é feito por um jipe elétrico, que, portanto, não polui a atmosfera. Os guias indicam curiosidades sobre o tipo de fauna e de vegetação que há pelo caminho (em inglês, espanhol ou português, de acordo com o grupo de visitantes). Os últimos 600 metros antes de chegar ao Rio Iguaçu são feitos a pé.

Encerrada a caminhada, é hora de embarcar na parte mais emocionante do passeio. O turista chega a um cais flutuante localizado na margem direita do Iguaçu, cerca de quatro mil metros rio abaixo, em relação às Cataratas. É aconselhável deixar os pertences e documentos no atracadouro. Sacos plásticos são distribuídos para proteger as filmadoras e máquinas fotográficas.

O percurso é feito em velozes botes infláveis, que garantem uma navegação segura pelas corredeiras. As embarcações têm capacidade para 25 pessoas e são dotadas de dois motores de 150 e 200 cavalos, potência suficiente para impulsionar um iate. Só assim para vencer a correnteza, explica o barqueiro Paulo Soares, há mais de 10 anos na atividade. Nesse período, ele atendeu a celebridades como o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e o ator Anthony Hopkins.

A presença de autoridades prova que a segurança é preocupação constante de quem organiza o passeio. O uso do colete salva-vidas é obrigatório. Porém, todos esses cuidados não significam que a aventura será tranqüila em todo o percurso. Em alguns momentos, é inevitável não tremer diante da força da natureza.

No caminho até as Cataratas, fica evidente a habilidade dos barqueiros com suas técnicas para driblar a correnteza. No trajeto, além dos paredões de basalto que formam o cânion, é possível contemplar os inúmeros arco-íris que seguramente aparecem em dias de sol.

O trajeto percorrido pelos barcos próximo às quedas varia conforme a vazão do rio. Com pouca água as corredeiras ficam mais perigosas e os botes limita-se a ir até o Salto Três Mosqueteiros. Já no período de chuvas, ou quando as comportas das cinco usinas hidrelétricas localizadas no curso do rio Iguaçu são abertas, é possível chegar ao Salto Três Marias, bem perto da Garganta do Diabo.

Diante das quedas d’água, o melhor a fazer é contemplar a fantástica visão, e, se possível, registrá-la. O barco pára por alguns minutos, colocando os saltos como pano de fundo para as fotos.

Recordações guardadas, é hora de seguir para o momento de maior adrenalina. O bote se aproxima rapidamente das quedas, permitindo sentir de perto a força com que a água despenca dos paredões. O estrondo provocado pelo contato entre a cascata e o rio é ensurdecedor e o banho debaixo dos saltos, indescritível. Uma dica para quem busca ainda mais emoção é sentar-se na dianteira do barco.

Retornando às barrancas do Rio Iguaçu, o passeio termina, com cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos a 2 horas de duração, e roupas encharcadas. Uma experiência para nunca sair da memória.

Serviço

Macuco Safari
Endereço: Rodovia das Cataratas, km 25
Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná
Horário de Funcionamento: De segunda a segunda, das 9 às 17 horas – No horário de Verão, das 9 às 18 horas
Saídas: A cada 10 minutos – Duração: 1h45 min a 2 horas.
Capacidade do barco: 25 pessoas
Crianças de 0 a 6 anos não pagam; de 7 a 12 pagam metade do ingresso
Informações e reservas: (0xx45) 3574-4244/3529-6262
Site: www.macucosafari.com.br  
E-mail: comercial@macucosafari.com.br


ATRATIVOS RELACIONADOS

Parque Nacional do Iguaçu

Centro de Visitantes

Macuco Safari

Trilhas ecológicas

Hotel das Cataratas

Instituto Chico Mendes – ICMBio

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.