Instituto Chico Mendes – ICMBio

A autarquia federal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é responsável pela administração dos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

A autarquia federal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é responsável pela administração dos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu — a maior Unidade de Conservação do sul do país. O ICMBio substitui em todo o país, desde o início do segundo semestre de 2007, o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na gestão das Unidades de Conservação Federais.

Além de fiscalizar os serviços terceirizados e conveniados (passeios, Cataratas, trilhas, hotel, segurança), o ICMBio desenvolve uma série de ações que integram o Parque às comunidades vizinhas e protegem a áre de um extremo ao outro.

Ao todo, 14 cidades margeiam a Unidade de Conservação. Desde Capanema, no Sudoeste, até Foz do Iguaçu, no extremo Oeste, são cerca de meio milhão de moradores na região. “A integração com a comunidade é o principal foco de atuação do ICMBio”, diz o chefe do PNI, Jorge Luiz Pegoraro.

O ICMBio dispõe de 80 funcionários atuando na gestão do Parque. As ações de fiscalização, proteção e operações especiais é feita em parceria do instituto com a Força Verde – por um pelotão de 35 policiais militares especializados, chamados de policiais ambientais, através de um convênio com o Governo do Paraná.

Os programas desenvolvidos no Parque Nacional do Iguaçu são voltados principalmente à educação ambiental da população, e são executados em parceria com empresas, universidades e entidades ambientais. Entre os projetos estão, por exemplo, os de incentivo à agricultura orgânica e da emissão do selo verde (certificação ambiental) para os produtos livres de agrotóxicos, projeto de avaliação da qualidade da água e projeto de monitoramento da onça-pintada.

Escola Parque

O principal projeto tocado pelo ICMBio no Parque é a Escola de Educação Ambiental — Escola Parque. Inaugurada em 26 de janeiro de 2000, ela trabalha com professores e estudantes das cidades próximas, sensibilizando-os e conscientizando-os da importância da conservação ambiental.

Os professores passam por cursos em que conhecem os aspectos físicos, biológicos e históricos do Parque, além de conceitos e atividades em Educação Ambiental. Até julho de 2007, a escola capacitou mais de 800 professores, fornecendo materiais como fitas de vídeo, apostilas e livretos, para subsidiar o trabalho em sala de aula.

Paralelamente a essa iniciativa, a escola atende diariamente a crianças em dois turnos. Os estudantes fazem passeios pela trilha das Cataratas, trilhas na mata, atividades de sensibilização e criatividade, e oficinas de reciclagem. Ao final do roteiro, os alunos fazem um lanche no Hotel Tropical Cataratas, parceria que vem desde de o início do projeto. Ao todo, 18 mil pessoas são atendidas anualmente dentro dessa iniciativa.

Além de atender a professores e alunos, a escola tem como objetivo ser um espaço aberto onde possam ser discutidas questões ambientais e realizados projetos que melhorem a qualidade de vida das comunidades vizinhas, dos colaboradores do Parque e de suas famílias. Para se ter uma idéia, o Parque Nacional do Iguaçu gera 800 empregos diretos, entre funcionários públicos de carreira, Polícia Militar estadual e empresas terceirizadas.

Serviço

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Rodovia das Cataratas, Km 22,5 – Parque Nacional do Iguaçu
Caixa Postal 05 – CEP: 85857-970 – Foz do Iguaçu – PR
Telefone: (0xx45) 3521-8383
Fax: 3521-8360

ATRATIVOS RELACIONADOS

Parque Nacional do Iguaçu

Centro de Visitantes

Macuco Safari

Trilhas ecológicas

Hotel das Cataratas

Instituto Chico Mendes – ICMBio

© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.