1. Home
  2. Notícias

Abertas inscrições para encontro e oficinas sobre urbanismos e arquiteturas

Abertas inscrições para encontro e oficinas sobre urbanismos e arquiteturas
Inscrições para as oficinas do encontro terminam dia 04 de outubro - Foto: Divulgação

Itaipu Binacional é patrocinadora de evento que discute tecnologias sociais relativas a habitações e espaços públicos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), campus do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), dias 10 e 11 de outubro. As inscrições para as oficinas pré-evento estão abertas até o dia 4.

O 1º Encontro Internacional do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) reúne em Foz do Iguaçu alguns dos principais pesquisadores do Brasil e do mundo em tecnologias sociais aplicadas a Arquitetura e Urbanismo, em intersecção com arte, cultura, memória e meio ambiente.

1º Encontro Internacional do Maloca

Organizado por membros do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o encontro conta com Grupos de Trabalhos em diálogo com as seguintes linhas de pesquisa: 1_ensino de Arquitetura e Urbanismo na América Latina; 2_hábitos de morar e de construir no contexto latino-americano; 3_políticas públicas, território, direitos humanos e sociais na América Latina. Além das oficinas e dos Grupos de Trabalho, o Encontro apresenta mesas-redondas e exposições.

Inscrições

Estão abertas as inscrições tanto para o encontro quanto para as oficinas pré-evento, gratuitamente, pelo link https://inscreva.unila.edu.br/. A inscrição é fundamental para autorizar a entrada na barreira do PTI, garantir vaga no transporte (quando for o caso) e emissão de certificados. As inscrições estão abertas apenas até o dia 04/10.

Conferencistas

Estão confirmadas as presenças, dentre outras, de:

- PatriciaAnahory (África Architectural Awards 2017), pesquisadora da relação entre gênero, sociedade de controle e arquitetura, nos Estados Unidos, Portugal e Cabo Verde.

- Daniel Schavelzon (Universidad de Buenos Aires/Argentina), doutor em arquitetura pré-colombiana. José Afonso Portocarrero (UFMT/Brasil), especialista em habitação indígena e edificações com eficiência energética.

- Pedro Arantes (Unifesp/Brasil), especialista em reforma urbana, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

- Fábio Velame (UFBA/Brasil), especialista em direito à cidade e líder do grupo de pesquisa EtniCidades.

- Andréia Moassab (Unila/Brasil), líder do Maloca, arquiteta e urbanista com experiência de consultoria pública no Brasil e na África pelas Nações Unidas.

Oficinas

Serão ministradas 07 oficinas no dia 9 de outubro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) ou com saída a partir dele. Cada pessoa pode se inscrever gratuitamente em uma oficina por período. Vagas limitadas, por ordem de inscrição.

São 4 oficinas no período da manhã, com os seguintes temas:

- Mapeamentos culturais como instrumento de gestão pública e privada da cultura

- Etnografia de acessibilidade na Tríplice Fronteira

- Espaços religiosos de matriz africana na Tríplice Fronteira

- Espaços de acolhida e segurança de corpos dissidentes

E 3 oficinas à tarde:

- Paradigmas da visualidade na América Latina

- Protagonismo da mulher negra na relação entre arquitetura e espaços sagrados

- Tecnologias sociais na construção de paredes ecológicas

Ministrantes das oficinas

Dentre o pessoal que ministrará as oficinas do 1º Encontro Internacional do Maloca, estão: Ana Paula do Val, pesquisadora, professora e consultora de diversas instituições públicas e privadas sobre diversidade cultural:

- Joice Berth, arquiteta e urbanista especialista em direito urbanístico e colunista da CartaCapital.

- Marina Galdino, mãe de santo do Candomblé e ativista da rede de mulheres negras do Paraná.

- Bruno Oliveira e Iran Giusti, membros da Casa1, São Paulo.

- Estela Ramos, pesquisadora da formação de bairros negros no Brasil e na África e de patrimônios culturais em comunidades negras rurais.

Os conteúdos completos trabalhados em cada oficina e biografia da totalidade de seus/suas ministrantes podem ser acessados no seguinte link: https://encontromaloca.wordpress.com/oficinas/.

SERVIÇO

1º Encontro do Maloca

10 e 11 de outubro de 2017 | Oficinas pré-encontro: 9 de outubro de 2017

Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) | Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Patrocínio

Itaipu Binacional

Realização

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) | Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca)

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da UNILA | Afoxé OgúnFúnmilaiyó | 3 Margens Cinema & Audiovisual

Site do evento: https://encontromaloca.wordpress.com/