1. Home
  2. Notícias

Unila e Unioeste têm 939 vagas em cursos universitários em Foz

Unila e Unioeste têm 939 vagas em cursos universitários em Foz
Aprovação nas universidades depende da nota do Enem - Foto: Divulgação

H2FOZ - Paulo Bogler 

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e a Unioeste/Foz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), as duas principais instituições públicas de ensino superior sediadas em Foz do Iguaçu, oferecem 939 vagas gratuitas em cursos de graduação. O acesso é pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017.

A Unila disponibiliza 695 vagas em 28 cursos, mantidos nos períodos da manhã, tarde e noite, além de graduações em tempo integral. Apenas o ingresso no curso de Música será por meio de processo de seleção específico. Das vagas, 52% são destinados a alunos que fizeram o ensino médio em escola pública.

A Unioeste/Foz mantém 13 opções de graduação, todas gratuitas. São 244 vagas em cursos distribuídos nos períodos da manhã, noite e formações integrais. Para o ano letivo de 2018, a instituição estadual de ensino superior já selecionou 244 estudantes via processo de vestibular, realizado no final do ano passado.

O diretor-geral da Unioeste/Foz, professor Dr. Fernando Martins, explica que a universidade adota a ação afirmativa por meio de cota de escola pública. “Metade das vagas oferecidas pela instituição são para alunos das escolas públicas e a outra metade para a seleção universal”, expõe. “Isso se aplica tanto para a seleção pelo Sisu como pelo vestibular”, informa.

Sisu

Os estudantes interessados em tentar uma vaga nas universidades públicas devem fazer a inscrição no Sisu, entre os dias 23 e 26 de janeiro. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos e mudar de alternativa dentro do período aberto para as inscrições. Em todo o Brasil são 239.601 oportunidades de acesso ao ensino superior em 130 instituições.

Cursos na Unioeste

Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Hotelaria, Letras – Português/Espanhol, Letras – Português/Inglês, Matemática, Pedagogia e Turismo.

Cursos na Unila

Administração Pública e Políticas Públicas, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Biotecnologia, Ciência Política e Sociologia, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energia e Engenharia de Materiais.

Engenharia Física, Engenharia Química, Filosofia, Geografia, História – América Latina, História (Licenciatura), Letras – Artes e Mediação Cultural, Letras – Espanhol e Português, Matemática, Medicina, Química, Relações Internacionais, Saúde Coletiva e Serviço Social.