1. Home
  2. Notícias

Turismo e tecnologia: Festival das Cataratas terá maratona de programação

Turismo e tecnologia: Festival das Cataratas terá maratona de programação
- Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, uma maratona de programação fará parte das atividades complementares do Festival das Cataratas.

No Hackatour Cataratas, a missão de desenvolvedores, designers, analistas de sistemas e empreendedores da área da tecnologia será apresentar soluções inovadoras para o mercado do turismo que atendam necessidades previamente validadas.


A ideia é baseada em maratonas de programação de software, conhecidas como 'hackathons'. O termo é formado a partir das palavras 'hack' (programar de maneira excepcional) e "marathon" (maratona). No caso do Hackatour, a diferença é que a disputa será focada exclusivamente em demandas voltadas ao turismo.


A competição começa às 8h do dia 29 de junho no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com o credenciamento, a apresentação do evento, a formação de equipes e a divulgação de demandas. No período da tarde, os participantes poderão validar as suas ideias no Festival e depois retornam ao PTI para continuar os trabalhos pela madrugada. Após mais de 34 horas de atividades será a vez das equipes realizarem uma apresentação comercial e técnica de suas soluções.

Programação


Durante o Hackatour estão previstas diversas atividades, como momentos de brainstorming e mentorias técnicas e de negócios. Um dos destaques da programação será a palestra ministrada por Houssan Ali Hijazi, sobre Desenvolvimento Ágil - XP eXtreme Programming. às 19h30 da quinta-feira (29), no Rafain Palace Hotel & Convention.


Hijazi é formado em Análise de Sistemas pela PUC/PR, especializado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC/PR e Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos para Internet pela UTFPR. Atualmente trabalha na HE:labs como desenvolvedor Android, e projetos pessoais como http://www.lojasnoparaguai.com.br e http://www.desaparecidosbr.org


Entre os mentores confirmados estão: Bruno Brunoro, desenvolvedor de aplicativos mobile e front-end na Redek Systems, além de organizador do Google Developer Group Curitiba, Yuri Benites, gerente do Complexo Turístico Itaipu; Hedryk Daijó, gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI; Takão Koike, sócio da empresa Consystem Projetos e consultor do Sebraetec; Jônios Costa Máximo, do Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (Celtab), do PTI; William Merlotto, sócio da empresa Prognus EITS; Maurício Piazza, sócio da AIS Ambientes Interativos e Simulações; e Rafaela Laurencini, sócia na Consvita ThinkerLab e facilitadora em atividades relacionadas a empreendedorismo inovador, planejamento e OKRs; Hector Cabral, Head of Digital Marketing na Agência Sigma3 Comunicação Integrada. Growth Hacker e Manager regional do GBG.

Premiações


Após serem apresentadas, as soluções serão avaliadas por uma banca composta por especialistas em turismo e tecnologia, com base em critérios como utilidade, experiência do usuário, originalidade, criatividade e inovação.


A melhor equipe será premiada com R$ 2.500,00, além de uma inscrição para o Circuito Oeste de Startups do Sebrae - tendo acompanhamento por todo o ano de 2017 - e cupons de parceiros do Sebrae como serviços de nuvem da Amazon e da BrazCloud, plataforma Watson da IBM e criação simplificada de aplicativos pela Cloud CRM. As outras duas equipes melhores colocadas também receberão a inscrição e os cupons.


Inscrições e isenções


As inscrições para o Hackatour Cataratas podem ser realizadas pelo endereço www.hackatour.com ao custo de R$ 50. Acadêmicos poderão solicitar isenção mediante comprovação de matrícula. O Hackatour Cataratas é organizado pela De Angeli, com realização da Iguassu Startups, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae Paraná e apoio estratégico da Google Developer Groups Foz do Iguaçu (GDG Foz).

Festival das Cataratas


A décima segunda edição do Festival das Cataratas - que é considerado um dos maiores do Brasil no setor - será realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 28 e 30 de junho. Em 2016, mais de sete mil participantes provenientes de todos os estados brasileiros e outros doze países participaram do evento.
12º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli.

Dias: 28, 29 e 30 de junho de 2017
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Foz do Iguaçu - PR - BR