1. Home
  2. Notícias

Trilha Jovem é oportunidade de formação profissional

Trilha Jovem é oportunidade de formação profissional
Projeto seleciona 180 beneficiários - Foto: Divulgação

H2FOZ - Paulo Bogler 

Adolescentes e jovens com idade entre 16 e 24 anos têm até o dia 3 de março para inscrever-se no Trilha Jovem Iguassu 2018, programa de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho, mantido pelo Instituto Polo Iguassu. A formação abrange os segmentos de turismo, comércio e áreas afins.

Os participantes da formação recebem 500 horas de aulas teóricas e atividades práticas, realizadas diariamente em período de contraturno escolar, ministradas no PTI (Parque Tecnológico Itaipu). São cinco meses de curso, seguidos de vivência profissional que totaliza 80 horas. Tudo gratuitamente.

Desde 2016, o projeto já capacitou 1.170 jovens. A metade dos beneficiários foi inserida no mercado de trabalho. Neste ano são oferecidas 180 vagas. “É uma excelente oportunidade para o jovem protagonizar seu desenvolvimento pessoal e profissional e alavancar as possibilidades de inserção e ascensão no mercado de trabalho”, frisa Patrícia Menezes Dutra, coordenadora do Trilha Jovem Iguassu.

O programa é destinado à população jovem com renda familiar de até três salários mínimos. Os interessados devem ser estudantes de escola pública ou egressos dela há até dois anos, possuir disponibilidade para participar da formação e ter perfil para atuar nas áreas de trabalho do projeto. Os beneficiários recebem vale-transporte, uniforme e lanche.

Formação

A capacitação é dividida em duas fases, a presencial e a de Vivência Profissional Supervisionada. A fase presencial acontece no PTI, em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na Vivência Profissional Supervisionada, os adolescentes e jovens fazem 80 horas de atividades, em que colocam em prática o aprendizado da fase presencial e continuam a formação como profissionais.

Inscrição e seleção

O cadastro inicial é feito exclusivamente pela internet. Os interessados devem obrigatoriamente participar da palestra de esclarecimento no dia 3 de março, às 15 horas, no Hotel Bourbon, local em que serão feitas as inscrições. Neste encontro, os jovens deverão apresentar os documentos requeridos pela entidade. A seleção abrange avaliação psicológica e entrevista individual.


Inscrições são feitas durante a palestra de esclarecimento - foto Divulgação 

Documentos

Para inscrever-se no Trilha Jovem Iguassu, os candidatos devem ter cópias do RG, CPF, declaração de renda ou histórico escolar do ensino médio, comprovante de renda dos membros da famílias que trabalham e moram na mesma casa do candidato e comprovante de residência. Na palestra de esclarecimento é necessário que os adolescentes e jovens levam caneta.

Sobre o projeto

O Trilha Jovem Iguassu é uma tecnologia social reconhecida pela Fundação Banco do Brasil e representa um dos principais projetos de turismo e inclusão social de Foz do Iguaçu. Sinônimo de credibilidade entre os empresários e representantes do trade, o projeto conta com a parceira da Itaipu Binacional, Fundação PTI, CVC, por meio da Experimento Intercâmbio Cultural, e Funcriança, entre outras instituições e empresas.

Clique para fazer o pré-cadastro no Trilha Jovem 2018