1. Home
  2. Notícias

Treze cursos de graduação da UNILA recebem estrelas do Guia do Estudante

Treze cursos de graduação da UNILA recebem estrelas do Guia do Estudante

Pelo segundo ano consecutivo, cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) são contemplados com estrelas do Guia do Estudante, da Editora Abril. Seis cursos obtiveram quatro estrelas (considerado “muito bom”), e sete cursos obtiveram três estrelas - de um máximo de cinco. A publicação, especializada nos temas de vestibular e carreiras, divulga anualmente um ranking de cursos e de Universidades, intitulado GE Profissões Vestibular. A publicação estará nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

Em 2016, sete cursos da UNILA já figuravam no ranking: Geografia; Letras - Artes e Mediação Cultural; Relações Internacionais e Integração; Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina; Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento; História - América Latina; e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.
Neste ano, foram estrelados mais seis cursos, totalizando 13. Confira a lista completa:

Quatro estrelas (muito bom):
Cinema e Audiovisual
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina
Engenharia Civil de Infraestrutura
Letras – Artes e Mediação Cultural
Relações Internacionais e Integração
Saúde Coletiva

Três estrelas (bom):
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
Engenharia de Energia
Geografia – Bacharelado
História – América Latina
Música

UNILA subiu de 7 para 13 cursos estrelados
Conforme observa o pró-reitor de Graduação, Lucio Flavio Gross Freitas, a ascensão da UNILA no ranking é notável: quase dobrou do ano passado para cá. “E, ao considerar também o percentual de cursos total da Universidade, temos mais de 50% dos cursos entre bons e ótimos, de 3 a 4 estrelas”, destaca. Para ele, “esse ranking só demonstra cada vez mais a relevância que os nossos cursos possuem e a qualidade deles, e a gente fica muito feliz, porque demonstra o reconhecimento de um trabalho árduo que os cursos e a Instituição têm feito para a qualidade do nosso ensino superior público e de qualidade”.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Ulisses Bobadilla Guadalupe, o curso ter recebido quatro estrelas (equivalente a “muito bom”) é motivo de orgulho. “É uma grande satisfação, visto que isso reflete todo o trabalho docente e discente realizado em prol do curso. Além do mais, esse reconhecimento nos compromete a dar continuidade ao trabalho, buscando sempre melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, dia após dia”, complementa.

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual - que também foi contemplado com quatro estrelas -, Virgínia Flores, destacou que este reconhecimento é muito importante, principalmente num momento em que o curso vem se estruturando e se consolidando. “Ficamos muito felizes, pois o nosso curso está produzindo muito, evoluindo, fortalecendo-se, e finalmente mostrando a sua cara”, pontuou, lembrando que a UNILA este ano receberá um importante evento da área, o Forcine - https://www.unila.edu.br/noticias/forcine.