1. Home
  2. Notícias

Transporte coletivo de Foz tem paralisação parcial nesta sexta

Transporte coletivo de Foz tem paralisação parcial nesta sexta
- Foto: Marcos Labanca

H2FOZ - Alexandre Palmar

O transporte coletivo será paralisado parcialmente nesta sexta-feira, 10, em Foz do Iguaçu. A paralisação é em protesto ao excesso de ônibus que transitam pela cidade sem cobrador – num total acima do acordado entre o sindicato da categoria e empresas do setor.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu, Dilto Vitorassi, existe um acordo entre as partes permitindo dez ônibus sem cobrador no município, mas atualmente existem cerca de 30 nessa condição.

Segundo Vitorassi, uma decisão judicial determina que o motorista não é obrigado a dirigir e cobrar por causa da sobrecarga de serviço e da própria segurança de profissionais e usuários. A decisão estabelece multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento da ordem.

“Por um período transitório, achamos que até dez ônibus poderiam transitar sem cobrador porque dez linhas são realmente deficitárias. Mas os empresários, nos últimos dias, começaram a demitir cobrador e a colocar mais ônibus circulando sem a presença de cobrador”, afirmou em entrevista à Rádio Cultura.

De acordo com o sindicalista, às 7h30 desta sexta-feira será feita uma triagem, permitindo a circulação de dez desses 30 ônibus. Os outros 20 veículos serão impedidos de circular. “Ou a empresa coloca o cobrador ou vamos recolher eles de linha”, completou Vitorassi.

Por fim, o presidente do Sitrofi garantiu que, enquanto os cobradores não forem colocados nos ônibus, esses veículos não circularão na cidade. São coletivos de linhas urbanas (maioria de itinerário intermediário), intermunicipal (Foz do Iguaçu/Santa Terezinha de Itaipu) e internacional urbana.