1. Home
  2. Notícias

Teatro Barracão apresenta mostra fotográfica “À Flor da Pele” nesta sexta

Teatro Barracão apresenta mostra fotográfica “À Flor da Pele” nesta sexta

Exposição com fotos de alunos da rede pública foi criada para ressaltar a beleza negra

A mostra fotográfica “À Flor da Pele”, de Foz do Iguaçu, estará exposta no Teatro Barracão nesta sexta-feira (17), a partir das 20 horas. A mostra é alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 22 em todo país. A atividade é gratuita e tem apoio da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu.

Esta é a segunda edição do projeto organizado pela professora Aline Torres. A proposta é estimular a valorização real da beleza afro. O cabelo crespo é um símbolo de resistência, e pode ser utilizado como bandeira política contra o racismo. É visto como uma das partes mais importantes do corpo do negro, ele aparece com muita força e essa força muitas vezes é podada devido ao padrão de beleza imposto pela nossa sociedade.

“Deixar o ideal de beleza de lado e se assumir negro é uma postura corajosa. ‘Ser negro e ter o cabelo duro’ não é feio, mesmo que a sociedade diga que sim. Nosso cabelo tem história, é resistência”, argumenta a idealizadora. “‘À Flor da Pele” visa ressaltar a beleza negra em sua essência. Essas crianças estão aqui para mostrar o quão bonito é a naturalidade”.

Neste ano, a exposição apresenta 16 fotos, onde os modelos são alunos dos colégios estaduais Ipê Roxo, Gustavo Dobrandino da Silva, Paulo Freire e Professor Flávio Warken – todos de Foz do Iguaçu. As imagens foram captadas pelo jornalista e acadêmico de Letras da Unioeste Foz Marcão Oliveira e os penteados feitos por Jonathan Washington. A partir de segunda-feira (20), a mostra vai percorrer escolas estaduais ainda a ser definidas.

SERVIÇO
Mostra fotográfica “À Flor da Pele”
Quando: sexta-feira, 17 de novembro
Onde: Teatro Barracão, Foz do Iguaçu
Horário: 20h
Organização: Aline Torres
Fotos: Marcão Oliveira
Hairstyle: Jonathan Washington
 
Apoio:
Colégio Estadual Ipê Roxo
Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva
Colégio Estadual Paulo Freire
Colégio Estadual Professor Flávio Warken
Unioeste
Fundação Cultural
APP Sindicato
Casa do Teatro
Sadhana Espaço de Yoga
Foto Iguaçu