1. Home
  2. Notícias

Rede gaúcha de vestuário quer abrir 1ª loja em Foz do Iguaçu

Rede gaúcha de vestuário quer abrir 1ª loja em Foz do Iguaçu
No mercado desde 1.986, grupo possui 42 lojas - Foto: Divulgação

Com 42 lojas instaladas e uma história de sucesso que começou em 1986, em Porto Alegre, a rede gaúcha de moda feminina Rabusch volta seus olhos para o mercado paranaense. Das 16 novas unidades que pretendem abrir em 2018, 10 estão destinadas às principais cidades do Paraná.

Umas das cidades escolhidas pela marca gaúcha é Foz do Iguaçu, onde a rede já procura seu primeiro franqueado. A cidade possui mais de 253.962 habitantes e tem o perfil que a rede busca para abertura de novas lojas. O varejo é bastante receptivo e o setor de vestuário é um dos que mais fatura não Estado – Foram R$189 milhões em 2016 conforme pesquisa realizada pela Rizzo Franchise - e aponta crescimento em 2018 tornando o negócio ainda mais atrativo para novos investidores.

Para facilitar a entrada da marca no Paraná e ciente da atual situação econômica do país, a Rede reduziu 50% do valor da taxa de franquia para o franqueado investir em estoque inicial ou mesmo capital de giro. Ou seja, os novos franqueados pagam R$ 30mil de taxa de franquia e reinvestem os outros R$30 mil em produtos, para inaugurar com o estoque em dia.

O interesse da rede no Estado se comprova quando pesquisa realizada pela Rizzo Franchise aponta que o número de unidades franqueadas instaladas no Estado saltou de 14.033 em 2014 para 16.129 em 2016 gerando uma receita de R$ 25,7 bilhões. As três cidades mais receptivas para as franquias no Estado são Curitiba, Londrina e Maringá. Porém, o interior é extremamente receptivo e os consumidores ávidos por novas redes e marcas e isso faz com que a expansão seja promissora.

As lojas da Rabusch têm um conceito clean e as coleções são criadas com a intenção de vestir mulheres de sucesso com estilo neotradicional. Hoje, o investimento inicial para ter uma loja da rede é a partir de R$ 290 mil. As franquias da Rabusch possuem entre 50m² e 70m² e a rede oferece todo o treinamento necessário para os novos franqueados e auxílio na escolha do ponto comercial.

“A escolha do Paraná como meta de expansão é natural, dado os indicativos econômicos do Estado e nosso estudo para o plano de expansão que aponta perfil dos potenciais clientes. As principais cidades do Paraná possuem o perfil exato de clientes que buscamos e, além disso, recebemos muitos contatos de shoppings que gostariam de receber uma de nossas lojas em seu mix. Existe mercado e vamos explorá-lo. Os novos franqueados paranaenses, tenho certeza, irão prosperar rapidamente no Estado”, explica Alcides Debus, fundador da Rabusch.

A Rabusch busca franqueados em cidades com pelo menos 80 mil habitantes e já possui alguns pontos mapeados em shoppings das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Cidades como São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Umuarama, Cambé e Piraquara também interessam à rede, que acredita no potencial econômico do estado.

Ficha técnica
- Investimento inicial: A partir de R$ 290 mil
- Taxa de franquia (inclusa no investimento inicial): R$ 30 mil
- Capital de Giro: A partir de R$ 50.000,00
- Taxa de royalties: Inclusa no custo do produto, portanto não incide sobre o faturamento ou sobre as compras realizadas
- Taxa de Propaganda:1,5% FB
- Faturamento médio mensal de uma loja: A partir de R$ 70.000,00
- Metragem mínima de uma loja: 40m²
- Lucratividade do franqueado: Aproximadamente 15% do faturamento líquido
- Retorno do investimento: Entre 24 e 36 meses
- Número de funcionários media por loja: 4
- Tempo de contrato: 60 meses

(Inédita Comunicação Estratégica)