1. Home
  2. Notícias

Programa Cidades Sustentáveis é retomado

Programa Cidades Sustentáveis é retomado
Objetivo é fomentar nas cidades a sustentabilidade - Foto: Divulgação

Os gestores do Programa Cidades Sustentáveis na região Oeste do Paraná, tanto da Itaipu Binacional, quanto do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, se reuniram nesta quinta-feira (18), para definir os primeiros passos após a assinatura de novo convênio. Serão 54 municípios contemplados e que terão suporte para a geração de indicadores relacionados a sustentabilidade.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos municípios.

O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável com base em ferramentas voltadas a 12 eixos temáticos em dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

Os indicadores estão associados aos eixos da plataforma e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Compromissos

Para tanto, as ações são encaradas como compromissos. Prefeitos de todo o País e partidos políticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta-compromisso. Com esta ação, os gestores manifestam-se dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução, no mínimo, dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável, conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, e gestora do programa, Sandra Finkler.

O programa é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, e, na região Oeste do Paraná é desenvolvido juntamente com a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Os participantes terão a assistência para o preenchimento de dados componentes da Plataforma Cidades Sustentáveis e para a realização de ações que contemplem os objetivos trabalhados.

Oeste

Trabalhado desde 2012 no Oeste, o Cidades Sustentáveis tem, basicamente, três ferramentas que são os indicadores, Boas Práticas e Plano de Governo.

Nos próximos dias as administrações municipais devem ser contatadas para a atualização de dados e inícios das atividades estratégicas e preenchimento dos dados necessários à geração de indicadores.

(Assessoria)