1. Home
  2. Notícias

Polícia Federal comemora 15 anos da perícia criminal em Foz

Polícia Federal comemora 15 anos da perícia criminal em Foz
Agentes da Polícia Federal em Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca (arquivo)

H2FOZ - Alexandre Palmar
Foto: Marcos Labanca

A Polícia Federal em Foz do Iguaçu tem várias participações em investigações técnico-científicas e perícias criminais de repercussão regional e nacional. São casos que poderiam servir de roteiro para séries televisivas sobre o trabalho de órgãos de segurança.

Cheia de resultados para contar, a Polícia Federal realiza nesta sexta-feira, 27, um solenidade alusiva aos 15 anos do Núcleo Técnico-Científico (NUTEC) e de atuação da perícia criminal federal na região fronteiriça. O evento está marcado para começar às 9 horas, no auditório da delegacia local.

Os peritos tem participação, por exemplo, em laudos de engenharia do tríplex e do Instituto Lula para a Operação Lava-Jato; reprodução simulada do confronto entre policiais militares e integrantes do MST em Quedas do Iguaçu; laudos de engenharia nas obras de pavimentação asfáltica da Operação Pecúlio; laudos de informática nas Operações Pecúlio, Nipoti, Sustenido, Hammer On e Confraria Cataratas.

Durante a cerimônia, ocorrerá o lançamento da série televisiva “Perícia Criminal Federal”, produzida em cinco capítulos pela emissora TV Tarobá (Rede Band). Participarão autoridades da Justiça Federal, da Procuradoria da República, da Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública.

Também será apresentada a nova extratora rotativa de corpos de prova de pavimentos, adquirida em parceria com a Justiça Federal para a realização de futuras perícias em obras de pavimento. Esse equipamento é semelhante ao utilizado nos exames de engenharia das obras de pavimentação da Operação Pecúlio.