1. Home
  2. Notícias

Pedagogos realizam encontro neste sábado

Pedagogos realizam encontro neste sábado
Debates tratam do exercício profissional dos pedagogos - Foto: Divulgação

Profissionais da pedagogia da rede estadual de educação promovem o I Encontro do Coletivo de Pedagogos da APP-Sindicato/Foz. O evento gratuito acontece neste sábado (28), a partir das 9 horas, no anfiteatro do Colégio Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu. Participam da plenária educadores de nove municípios da microrregião Oeste.

Entre as pautas do encontro está a jornada de trabalho dos pedagogos e professores baseada na hora-aula, referência contida no Plano de Carreiras da categoria e que o Governo do Paraná busca desconfigurar. Exemplo disso é o Edital n° 68/2017, normativa que trata do concurso de remoção e que deixa de abordar a jornada laboral a partir da hora-aula.

Outro tema do encontro trata da burocratização do trabalho pedagógico. Os educadores entendem que enquanto ocorre o esvaziamento dos conteúdos científicos das formações continuadas, aumentam os procedimentos burocráticos para os pedagogos. Isso interfere principalmente nas atividades de verificação e correção dos registros educacionais.

“O encontro quer constituir uma instância permanente para a formação, a organização e a mobilização dos pedagogos da rede estadual”, expõe a presidente da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro. “Há muitas medidas do governo que são prejudiciais aos profissionais da pedagogia, e, por consequência, afetam a qualidade da educação ofertada aos alunos”, frisa.


Encontro é aberto a pedagogos da rede estadual - foto Divulgação

Menos pedagogos

A secretária Educacional da APP-Sindicato/Foz, Greiciane Pereira, explica que o encontro também vai discutir a profissionalização dos pedagogos e uma agenda comum de atividades. “Temos muitas pautas específicas. Pretendemos organizar um calendário de ações para evitar a implantação de projetos e medidas que precarizam as atividades pedagógicas”, diz.

A educadora afirma que o governo quer deixar de substituir pedagogos nas escolas que disponham de pelo menos um profissional por turno ou em atendimento de contraturno. “Teremos um número ainda mais reduzido de pedagogos nas escolas, se isso ocorrer. É algo inadmissível, pois hoje as instituições necessitam de mais pedagogos”, enfatiza Greiciane Pereira.

Inscrições

As inscrições para o encontro de pedagogos é gratuita e podem ser feitas com os dirigentes sindicais nas escolas estaduais, pelo site www.appfoz.com.br ou pelo e-mail [email protected]. O sindicato dispõe de transporte para os educadores das cidades da região que integram a base de abrangência da entidade.

I ENCONTRO DO COLETIVO DE PEDAGOGOS

Data: sábado (28), às 9 horas

Local: Colégio Monsenhor Guilherme (Rua Naipi, 261, Centro)

(Assessoria)