1. Home
  2. Notícias

Parque das Aves promove encontro com a cultura guarani

Parque das Aves promove encontro com a cultura guarani
Encontro acontece duas vezes por semana - Foto: Life for Five

H2FOZ - Paulo Bogler 

A sabedoria, a ancestralidade e a cultura do povo guarani são compartilhadas no encontro Forest Experience, realizado pelo Parque das Aves. Os visitantes são recebidos por quinze integrantes da aldeia guarani-mbya Jacy Porã, situada em Puerto Iguazú, na Argentina, para vivenciar uma experiência real.

Em volta de uma fogueira, todos juntos dançam, cantam e participam de um jantar tradicional indígena, para então conversar e se conhecer. A imersão na tradição guarani acontece apenas duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras, ao anoitecer, a partir das 19:30 horas. Cada encontro reúne até quinze participantes.

Conforme Jéssica Wandscheer, gerente do departamento de Programas Especiais do Parque das Aves, Foz do Iguaçu e a região fazem parte de um contexto de muita proximidade com a cultura guarani. “O próprio nome da cidade é uma palavra em guarani. Ainda assim, tratamos os guaranis como algo misterioso, inexistente ou inacessível”, frisa.

Para ela, a valorização e o respeito à cultura indígena surgem com as trocas de experiências, como dançar ao redor da fogueira e dividir uma refeição tradicional em meio à floresta. “Conseguimos nos despir de nossos preconceitos e seguranças contemporâneas e nos permitir a vivenciar nossa simbiose com o meio ambiente natural”, aponta Wandscheer.


Encontro é baseado em experiências reais - foto Divulgação 

Vivenciando culturas

As experiências proporcionadas pelo Forest Experience são diferentes a cada noite. Todos os encontros, entretanto, começam com a recepção e o acolhimento dos visitantes. O participante vivencia a exuberância da mata e desfruta de bebidas e aperitivos baseados na cultura guarani, elaborados especialmente para o evento.

Em seguida, acontece o encontro com o povo guarani, ao redor da fogueira. Enquanto o jantar é preparado, o convidado participa dos rituais, ouve música e dança, saboreando bebidas e sucos. “O Forest Experience consegue ser uma vivência única e individual, onde a conexão que se permite é a conexão que se terá”, diz Jéssica Wandscheer.

Respeito

Podem participar do encontro maiores de 18 anos de idade e jovens a partir de 16 anos acompanhados de um adulto responsável por eles. A experiência dura cerca de duas horas e meia e a trilha é acessível para cadeirantes. Os promotores do encontro advertem que a vivência oferecida é real e por isso as cerimônias e a cultura do povo guarani devem ser respeitadas.

Forest Experience 

Data: Terças-feiras e quintas-feiras 

Valor: R$ 250,00 por pessoa

Site: www.parquedasaves.com.br