1. Home
  2. Notícias

Paraná TIC fortalece ecossistema de tecnologia

Paraná TIC fortalece ecossistema de tecnologia

Abertura do evento em Foz do Iguaçu ficou marcada pela união de todos as forças institucionais do setor no Paraná em busca de mais protagonismo

A 6ª edição do Paraná TIC, o principal evento de tecnologia do Estado, teve início na tarde desta quarta-feira (26), no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, com a presença de mais de quatrocentas pessoas entre autoridades do setor de tecnologia, desenvolvedores, pesquisadores, estudantes, representantes de governos e da iniciativa privada.

Na cerimônia de abertura do encontro o tema de consenso entre líderes e autoridades presentes foi a necessidade da união de esforços entre governos, entidades públicas e empresas privadas para fortalecer do ecossistema de tecnologia do Paraná.

O presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, agradeceu a presença de toda comunidade de tecnologia de Foz, do Paraná, do Brasil e América Latina e reforçou a necessidade do setor receber apoio do governo para marcos setoriais e de legislações que favoreçam o desenvolvimento desta economia. “Já avançamos muito com a criação da Bancada Digital na Assembleia Legislativa do Paraná, que se tornouum marco para o Paraná. Desta maneira, o setor mostra ter representação para ajudar nas demandas essenciais para o seu crescimento sustentável”, reforçou Adriano.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Martins, é grande representatividade e a relevância do setor tecnológico para a economia do estado e do país. “Dentro da indústria existe uma sinergia com área da Tecnologia da Informação e Comunicação, que é transversal a tantas atividades. Possivelmente é um dos setores que mais pode contribuir para o Brasil sair desta crise e por conta de suas práticas tornar nossos negócios mais competitivos”, afirmou.

O deputado estadual Guto Silva, membro da comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da ALEP e líder da Bancada Digital de parlamentares, enfatizou a importância da União e os governos auxiliarem o setor produtivo com práticas, leis e ações. “A inovação é fruto da convivência entre pessoas e sem essa troca de informações não ampliamos conhecimento. Nosso papel é incentivar e promover a competitividade por meio da Tecnologia da Informação”, enfatizou.

“O Brasil tem muita inovação. Em momento de crise como esse é que precisamos inovar ainda mais”, disse Marcio Girão Barroso, Diretor de Inovação da Finep, agência de fomento à inovação do governo federal. Para ele, a sociedade em geral vai enfrentar mais uma revolução tecnológica, uma grande alteração de costumes e para acompanhar estas mudanças é necessário ampliar a sofisticação tecnológica.

O presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão, co-realizador do evento com a seção paranaense da entidade, se mostrou impressionado com a força institucional do setor tecnológico do Paraná, que atraiu para o evento os principais atores nas esferas políticas, acadêmicas, empresariais e do terceiro setor. Ao encerrar os discursos de abertura, Salomão apresentou a ideia de se criar uma Carta de Foz do Iguaçu, com as principais ideias e exposições apresentadas e que podem potencializar ainda mais o setor. "Com uma mesa com tantos atores, conhecimentos diverssos e propostas para o atual momento econômico do Estado e do País, permite que criamos uma Carta para registrarmos este compromisso com a sociedade", destacou.

O primeiro dia do evento seguiu com palestras e painéis que destacaram os desafios da transformação digital nas mais diversas indústrias, os componentes para ecossistemas de empreendedorismo terem sucesso e os principais desafios de competitividade para empresas latino americanas alcançarem o mercado global e conectado. Paralelo ao evento principal, foram realizados um Fórum de Cidades Digitais, um hackaton com desenvolvimento de projetos com a temática de smart energy e um encontro da governança estadual de TIC do Paraná.

Sobre o Paraná TIC 2017
A sexta edição do evento segue até sexta, dia 28, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), e apresenta os cenários, tendências e as perspectivas de crescimento e desenvolvimento do setor de tecnologia da informação e comunicação no estado do Paraná por especialistas nacionais e internacionais. É organizado pela Assespro-PR e Assespro Nacional, com apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) – Brasil, FIEP, SEBRAE e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado - SETI.

Mais informações sobre o evento em www.paranatic.com.br.

(Assessoria)