1. Home
  2. Notícias

Para ser inovador é preciso...

Para ser inovador é preciso...
- Foto: Divulgação

Primeiro coworking da cidade celebra quatro anos esta semana e revela importância de acreditar em mentes empreendedoras

Ela não tinha capital de giro, mas tinha em mente uma ideia muito boa. Essa história poderia acabar aí, se nessa personalidade não houvesse latente a necessidade de inovação. Para Camila Giacomelli, a necessidade de expandir e apostar no empreendedorismo foi determinante. Assim nascia o Iguassu Coworking ( IC), espaço compartilhado, que celebra esta semana 4 anos de atividade.

A ideia de Camila era de ofertar um espaço logisticamente preparado para atender a empreendedores de qualquer área, uní-los pelo meio e possibilitar algo valioso; o networking, ou seja o compartilhamento para fortalecer os negócios.

“Comecei sem fluxo de caixa”, lembra com uma boa dose de humor e ousadia, “logo a ideia, que já estava bastante presente nas grandes capitais, começou a tomar forma aqui. Mas não foi nem é fácil, pois a ideia de adotar um conceito impactante em moldá-lo à realidade local, é algo desafiador”.

Aceito o desafio, ela iniciou os trabalhos não somente atraindo empreendedores das mais diversas áreas, mas também ofertando mentorias sobre temas interligados aos negócios e às tecnologias. “As pessoas entendem tecnologia como algo técnico, e não é só isso, tecnologia é inovação”.

Apoiada em conceitos já bastante difundidos à inovação, Camila começou a atrair gente interessada em empreender não somente em seu próprio negócio, mas dentro de sua área de atuação. “Para empreender não é preciso abrir seu negócio e estar ligado exclusivamente à tecnologia. Para empreender não há espaço determinado, a pessoa pode empreender, inovar dentro do seu ambiente de trabalho”.

Ao longo dos anos , mais de 2mil coworkers frequentaram o espaço, seja trabalhando, assistindo palestras ou simplesmente conhecendo experiências. “Hoje o coworking representa o futuro. As grandes empresas já estão apostando nessa independência, alugando salas para que seus funcionários trabalhem de maneira independente”.

Para Camila, o inovar é um caminho a ser seguido não somente pelos jovens, mas por empreendedores de qualquer idade. “Os mais novos tem sim esse perfil, mas os mais velhos também já começam a ter essa percepção e adaptação”.

Com a missão de promover e dar asas a muitos sonhos, o coworking também segue tentando expandir a vocação da cidade. “A gente fala somente do turismo, mas Foz na região não é apenas isso, a cidade pode sim se sustentar dessas ideias inovadoras de gente que nasceu aqui e quer ficar”. O que falta segundo ela é a motivação de grandes empresas na ideia do empreender, “a empresa precisa acreditar que é possível motivar seu funcionário a empreender onde está, afinal gente com vontade de inovar, nunca vai faltar”.

Presente de aniversário

Para celebrar o aniversário o IC preparou uma série de atividades abertas ao público (vagas limitadas) para tratar do tema inovação e empreendedorismo.


Confira:

- Semana roda de IC free (apenas um dia por inscrito), com 4 vagas por dia.

- Terça-feira, 8 – 19 horas : Talk com Rafael Somera, com o tema "Empreendendo na vida" . Somera é CEO da Solotudo, empresa que abre suas portas na cidade dia 9, com representação em vários estados (20 vagas).

- Quinta-feira,10 – 19h30: Curso Design Thinking com Camila Giacomeli. (maneiras de criar serviços de acordo com a demanda do mercado)