1. Home
  2. Notícias

O encanto está no olhar

O encanto está no olhar
Capy desafia a Muralha da Morte - Arquivo familiar

* Alexandre Palmar

“El Gran Capy - As fantásticas aventuras de um motociclista na Muralha da Morte” é um ato literário de coragem. O livro eterniza e desnuda as várias facetas de Capy, Albertino, Antonio... A intensa vida de um argentino capaz de dobrar o mundo atrás dos seus sonhos, paixões e amores. É difícil não apreciar a ousadia do contraditório protagonista, sempre em busca de fortes emoções e muitas vezes ausente nas coisas simples da vida.

A autora, Patrícia Iunovich, apresenta narrativa forte ao compartilhar alegrias e dolorosas memórias, recordações e experiências. Sabe aquela sensação de preenchimento por ter descoberto algo sobre uma pessoa da qual nada sabemos da infância? Ao viajar pelas páginas, é possível sentir nostalgia pela história da escritora e um pouquinho das suas dores.

A largada é mágica. “O último aplauso” corta o coração ao reconstruir o enterro de Capy logo numa virada de ano, uma data sempre carregada de estrondosos e coloridos fogos de artifícios. Ao longo das páginas, saltam aos olhos construções como “brincava de pai e filho”, “o universo das letras tinha estrelas”, “não sobrava espaço nenhum para ser preenchido de alegria” e o choro convulsivo do pai que perdeu o filho revelando “sensibilidade no coração daquele homem”.

O livro deixa transparecer todo o amor da filha pelo pai herói. Ao mesmo tempo traz fragmentos da catarse da autora ao colocar respeitosamente o amado contra o muro pelas falhas e ausências em momentos cruciais da família. A crítica recorrente ao evidenciar as contradições entre o artista e o pai garante o equilíbrio à narrativa e à memória de Capy.

Destaca-se também a bela edição, com uma capa à altura da magia do circo e parques de diversões. A lona, o guidão e a tipografia estilizados a cada capítulo reforçam a riqueza de fotografias. Contudo algumas passagens são velozes, deixando um gostinho de quero mais, como em “As visitas”, “Geada” e “Foz do Iguaçu”.

Já as citações sobre Dora, Jarvas, Jader, entre outros parentes e personagens, ajudam a contextualizar as andanças de toda a trupe por cidades, estados e países. Como o livro revela muito da “menina do parque”, senti falta de uma foto da pequena Patrícia. Um retrato da coadjuvante cairia bem. Ou seria protagonista? Depende do olhar.

“El Gran Capy” mostra cicatrizes de relações tensas entre pais e filhos, bagunça a ideia de tempo, resgata fantasias e cruza olhares de diferentes épocas sobre fatos marcantes. De modo simples, expõe a complexidade humana numa narrativa possível de acontecer em mundos ora cobertos por lonas coloridas, ora por telhados incompletos.

* Alexandre Palmar é jornalista e editor do Portal H2FOZ.


El Gran Capy - As fantásticas aventuras de um motociclista na Muralha da Morte
Autor: Patrícia Iunovich
Gênero: Biografia
Lançamento: 2017
Págs: 176
Preço: R$ 36,90
Editora: Geração
Mais sobre o livro e autora.