1. Home
  2. Notícias

Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo do Lago de Itaipu

Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo do Lago de Itaipu
- Foto: Adenésio Zanella

Grupo reunido com parte da sujeira que foi retirada do lago.

O que não for reaproveitado, será encaminhado para o aterro sanitário.


Um mutirão de limpeza organizado pela Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal (Anpemi) retirou mais de uma tonelada de lixo do Lago de Itaipu, no último sábado (12). A atividade ocorreu na praia artificial do Terminal Turístico de Vila Natal e no braço direito do rio São Vicente.

A ação mobilizou cerca de 60 pessoas e contou com o apoio da Itaipu Binacional, comitê gestor do Programa Cultivando Água Boa (CAB), Prefeitura de Missal, Lions Clube, associações de jipeiros e de trilheiros, entre outras entidades.

Além do lixo, o grupo fez o plantio de 150 mudas de árvores e a soltura de 1.500 alevinos de espécies nativas produzidos na estação de aquicultura da margem direita de Itaipu.

Seno Leopoldo Anton, do Comitê Gestor do CAB em Missal, disse que todo o lixo retirado do lago foi encaminhado para o barracão de reciclagem de Missal. Havia muito plástico, vidro, alguns móveis descartados, frascos de produtos químicos e até pneus.

Segundo ele, além da limpeza, o trabalho serviu como forma de conscientização da comunidade sobre a importância dos cuidados com o lago.