1. Home
  2. Notícias

Lucélia Santos faz palestra nesta segunda-feira na Unioeste/Foz

Lucélia Santos faz palestra nesta segunda-feira na Unioeste/Foz
Atriz discute o papel do artista na sociedade - Foto: Divulgação

Paulo Bogler - H2FOZ

Nesta segunda-feira (11), a atriz e cineasta Lucélia Santos faz a palestra “A função social da arte”, às 20 horas, no auditório Alcibíades Luiz Orlando, no campus da Unioeste/Foz. A artista participa da programação de lançamento do projeto “Dia da Arte”, que visa fomentar a produção e a circulação artística e cultural no campus, integrando as comunidades acadêmica e externa.

Com uma carreira de quase cinco décadas, Lucélia Santos é uma referência tanto pela consistência de seu trabalho artístico quanto pelo ativismo social.  Após sucessos como atriz em telenovelas e filmes, em 2001 estreou como diretora de cinema com o documentário “Timor Lorosae: O massacre que o mundo não viu”, em que denuncia o drama do povo timorense, desde a colonização portuguesa até período de ocupação indonésia.

A palestra de Lucélia Santos integra a 4ª Sessão Plenária do Fórum da Comunidade, que tem início às 19 horas, pouco antes do diálogo a ser apresentado pela atriz. O fórum vai tratar das ações e programas culturais que podem ser desenvolvidos pela Unioeste/Foz. As inscrições para a plenária devem ser feitas aqui.  

O diretor-geral da Unioeste/Foz, Fernando Martins, explica que o projeto “Dia da Arte” pretende constituir uma agenda com artistas locais, regionais, nacionais e internacionais, em parceria com as instituições culturais de Foz do Iguaçu. “Queremos discutir e incentivar as ações de arte no campus universitário, para estudantes, professores e a comunidade externa”, frisa.

Trajetória

Com 45 anos de carreira, Lucélia Santos é uma artista de muitas faces. Na televisão, fez sucesso nas novelas “Escrava Isaura” e “Sinhá Moça”. No cinema, obteve reconhecimento com  interpretações de personagens do dramaturgo Nelson Rodrigues, em vários filmes. Conquistou o prêmio "Kikito" de melhor atriz, no Festival de Cinema de Gramado, pelo papel da vedete “Luz Del Fuego”. Atualmente também atua em peças de teatro. 

Integração

O Fórum da Comunidade é instância consultiva, composta por representantes dos segmentos acadêmicos da Unioeste Foz do Iguaçu e da comunidade. Foi criado no início de 2016 pela direção geral do campus com o objetivo de estimular a aproximação entre a Unioeste/Foz e a população e suas organizações, promovendo debates e formulando proposições de ações que são encaminhadas aos órgãos competentes. 

4ª SESSÃO PLENÁRIA DO FÓRUM DA COMUNIDADE

Data: segunda-feira, 11 de dezembro 

Horário: 19h

Palestra com Lucélia Santos

Horário: 20h

Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando, na Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300, Jardim Universitário, Unioeste/Foz

Inscrições: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/forumdacomunidade 

(Com informações da Unioeste/Foz)