1. Home
  2. Notícias

Inscrições abertas para oficinas de música e dança afro-brasileiras

Inscrições abertas para oficinas de música e dança afro-brasileiras

O Ponto de Cultura Maracatu Alvorada Nova está com inscrições abertas para os workshops e oficinas de música e dança afro-brasileiras, que acontecem de 14 a 23 de julho. A formação de dez dias é gratuita, aberta para toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (45) 3027-1474, até o dia 13 de julho.

A programação de formação será realiza em três espaços diferentes. De 14 a 16 de julho, a atividade acontece na Praça da Mentira, na Vila “C” Nova. O Colégio Barão do Rio Branco recebe as oficinas de 16 a 19 de julho. A finalização da ação está prevista para acontecer no Teatro Barracão, no bairro Jardim São Paulo, entre os dias 20 e 23 de julho.

O workshop será realizado por Mestre Chacon Viana, da Nação de Maracatu Porto Rico, da cidade de Recife (PE). O grupo de Viana é considerado referência nacional na preservação do maracatu como cultura popular brasileira de herança africana. Músico, instrumentista e conferencistas, Mestre Chacon Viana viaja o Brasil divulgando a tradição do maracatu e já passou por alguns países europeus.

Conforme Beto Virgínio, integrante do Ponto de Cultura Maracatu Alvorada Nova, o objetivo é envolver principalmente agentes culturais que já passaram pela etapa inicial de formação e divulgar o maracatu entre a população. “Queremos reunir músicos, dançarinas e batuqueiros dos quatro grupos de maracatu que trabalham e fazem arte em Foz do Iguaçu e mostrar nossa arte para a comunidade”, explica.

Maracatu em Foz

O Ponto de Cultura Maracatu Alvorada Nova integra a Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu, mantido com recursos do Programa Cultura Viva, parceria que reúne Ministério da Cultura (MinC), Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Foz. São realizadas oficinas de formação, apresentações públicas e outras atividades voltadas para a popularização do maracatu no município.

WORKSHOPS E OFICINAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Data: de 14 a 23 de julho

Locais: Vila C, Colégio Barão do Rio Branco e Teatro Barracão

Inscrições gratuitas: (45) 3027-1474

(Assessoria)