1. Home
  2. Notícias

Foz sedia evento preparatório para Fórum Mundial da Água

Foz sedia evento preparatório para Fórum Mundial da Água
Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Nilton Rolin

Fórum Cidadão, que será realizado nos dias 27 e 28 na Itaipu, reunirá experiências bem-sucedidas de gestão da água com participação social e comunitária.

Foz do Iguaçu vai sediar, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, o Fórum Cidadão da Região Sul, evento preparatório para o Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018. Em Foz, o encontro reunirá experiências bem-sucedidas de gestão dos recursos hídricos com participação social, e deverá contar com cerca de 200 participantes.

O evento será realizado no Cineteatro dos Barrageiros, na usina de Itaipu. Com o título “Gestão Participativa e Social da Água – a sociedade compartilhando tecnologias locais”, o evento é organizado pela binacional e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA). A inscrição é gratuita, aberta à comunidade em geral, e pode ser feita por meio do site: www.rebob.org.br/gpa2017-sul.

Conforme explica o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, o encontro reunirá gestores de água (de municípios, estados e do governo federal) e comunidades envolvidas com essa temática. “Serão apresentados diversos casos do Brasil que demonstram como cidadãos e comunidades se organizaram para fazer a gestão da água, entre eles projetos da região Oeste do Paraná, apoiados pela Itaipu. Algumas dessas propostas serão selecionadas para serem apresentadas em Brasília, durante o Fórum Mundial da Água”, explicou.

O evento terá a participação de autoridades como o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; o governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo Antônio; os diretores de Coordenação da Itaipu, Pedro Domaniczky (Paraguai) e Hélio Amaral (Brasil), além de representantes de projetos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Ceará.

Fórum Mundial
O oitavo Fórum Mundial da Água (e primeiro realizado no Hemisfério Sul) será em Brasília, no próximo mês de março. Organizado pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o país sede, é o mais importante evento do setor no planeta.

A cada três anos, um país e uma cidade são anfitriões da iniciativa.

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem entre suas características a participação aberta e democrática e tem por objetivo maior promover o diálogo para influenciar o processo decisório sobre a água a nível global e o aproveitamento racional e sustentável deste recurso essencial, estimulando a conscientização das pessoas para o “cuidar” da água.

Em seu processo de organização, o Fórum Mundial da Água está sendo construído dentro dos processos Temático, Regional e Político. O Fórum Cidadão é uma ação transversal a esses processos, com o objetivo de garantir a participação de ações com envolvimento social e que está sendo realizado em todas as regiões do País. Além de Foz do Iguaçu, o Fórum já ocorreu em Fortaleza (CE), e será realizado ainda neste ano em Cuiabá (MT), São José do Rio Preto (SP) e Palmas (TO).

Programação
Para consultar a programação, visite o site: www.rebob.org.br/gpa2017-sul

(Itaipu Binacional)