1. Home
  2. Notícias

Festival 3 Margens realiza eventos de formação e exibição de filmes

Festival 3 Margens realiza eventos de formação e exibição de filmes
3 Margens - Foto: Divulgação

A exibição audiovisual e a formação na área são eixos que guiam a primeira edição do “3 Margens: Festival Latino-Americano”

Evento que acontece entre os dias 14 e 22 de setembro, de forma simultânea em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. A região trinacional formada por Brasil, Paraguai e Argentina vai ter oportunidade de acompanhar curtas e longas-metragens produzidos na América Latina. O evento busca fomentar um espaço de difusão, criação e troca de experiências, de forma permanente, entre jovens realizadores do cinema regional e latino-americano.

O Festival está sendo organizado por estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), responsáveis pela produtora 3 Margens Cinema e Audiovisual, com diversas parcerias e apoio, como Fundação Cultural, Fundação Nosso Lar e da própria Universidade.

“Entendemos que Foz do Iguaçu e fronteira trinacional são espaços ainda carentes de produção audiovisual. O objetivo do evento é também contribuir para a formação de espectadores, de realizadores, além de fazer com que a população sinta-se convidada a estar no espaço do Festival, para ver filmes não comerciais”, explica o coordenador do evento e estudante de Cinema e Audiovisual da UNILA, Maurício Ferreira.

O trabalho de formação e divulgação do evento já está acontecendo em diversas regiões de Foz do Iguaçu. O Festival tem promovido, aos domingos, a “Mostra Itinerante Cine Bairro”, para exibir alguns dos filmes inscritos, com sessões gratuitas. Essa atividade – iniciada em julho - vai até 10 de setembro e irá percorrer, ainda, as regiões da Vila Adriana, Morumbi, Porto Meira, Vila C e Jardim Canadá.

Outro evento promovido pelo Festival é o “Cine Escola”, que acontece na primeira semana de setembro em cinco escolas do município. A atividade tem um caráter de formação sobre a relação da imagem e a sua leitura, para que o espectador possa sair de uma posição passiva e entender as convenções próprias do cinema. O "Cine Escola" é também um convite aos estudantes para assistirem aos filmes do Festival.

Paralelo às exibições ao longo do evento, acontece, ainda, o "Cine Terminal", com exibições de curtas do Festival do Minuto, uma plataforma online com a qual o Festival 3 Margens realizou parceria. São mostras de curtas de 2016 e 2017, que serão exibidos gratuitamente no Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu.

Festival

O Festival 3 Margens conta com oficinas, laboratórios de projetos, seminários, debates, além das exibições audiovisuais. Serão exibidos curtas em duas mostras competitivas: América Latina e Fronteira Regional – esta com filmes da região do Paraná (Brasil), Alto Paraná (Paraguai) e Misiones (Argentina). Também acontecem mostras não competitivas e, ainda, exibições de longas da região latino-americana. Alguns dos filmes selecionados passaram por festivais de destaque mundial, como Cannes e Oscar, e são oriundos de países do Cone Sul, México e Cuba. No total, foram inscritos 533 filmes de 12 países da região.

“Alguns filmes que não são brasileiros são inéditos no país, e isso é gratificante para nós. O número de inscritos também foi uma grande façanha. Isso é fruto de uma luta pelo audiovisual, da caminhada como realizadores, criadores de cineclube e frequentadores de espaços de festivais nacionais e internacionais, do contato com o público, curadores e programadores. Fomos apresentando o modelo desse festival em que estamos trabalhando há dois anos”, ressalta Ferreira.

O Festival também conta com Laboratório de Roteiros, que está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto. Cinco selecionados terão oportunidade de desenvolver roteiros de curtas-metragens regionais, por meio de atividades e consultorias desenvolvidas por profissionais atuantes no mercado cinematográfico latino-americano. O laboratório será coordenado pelo roteirista Daniel Tavares e contará com a participação de mais dois consultores convidados. No último dia do festival, eles vão defender o projeto através de pitching, com um princípio de rodadas de negócios com investidores e produtores.

Para inscrição no Laboratório e outras informações sobre o Festival, acesse o site www.festival.3margens.com